Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Sálvia

autor: Redação RuralNews
data: 22/01/2016

A sálvia (Salvia officinalis L.) é uma planta medicinal, utilizada como antiespasmódica e estimulante. Como estimulante, atua no coração e nos rins, além de ser sudorípara e tônica. Também é conhecida como salva ou salva-das-boticas.

É uma planta pequena, um arbusto que chega, no máximo, a meio metro de altura. Possui muitos ramos e flores azuis. Suas propriedades medicinais, no entanto, residem nas suas folhas, que contém um óleo aromático, além de resinas e bálsamos.

É um vegetal que pode ser plantado em qualquer mês do ano, desde que não seja em condições extremas de clima. Sua colheita é relativamente rápida, acontecendo cerca de seis meses após o plantio. Como na maioria das culturas, deve ser plantada em nível, mesmo em terrenos acidentados, onde devem ser feitas curvas de nível.

A plantação deve ser feita com um espaçamento de 20cm entre as linhas. O solo deve ser adubado com 5 kg de esterco bem curtido e não ser regado logo após o plantio. As regas devem ser regulares, mas sem deixar o solo ficar encharcado. Plantar em solo leve e seco. Sua produção média é de meio quilo por metro quadrado.

É uma planta bastante resistente, não sendo necessário tratos especiais para se evitar doenças ou pragas. Deve ser desbastada para que fique com 30cm. O canteiro deve ser limpo com regularidade, sempre manualmente e tomando cuidado para não danificar a planta. Recomenda-se, depois de dois ou três anos, que sejam repartidas as touceiras e que seja feita uma nova plantação, em outro lugar, pois o solo já estará enfraquecido, mesmo com adubações posteriores.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb