Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Pulverizadores: tipos e utilizações

autor: Redação RuralNews
data: 15/08/2017

O pulverizador é um item da maior importância na lista das aquisições do agricultor e, muitas vezes para os pecuaristas. É uma peça muito valiosa, utilizada de muitas maneiras e em várias situações.

Na agricultura, onde o seu emprego é maior, os pulverizadores são utilizados na aplicação de inseticidas, herbicidas e defensivos em geral. Também é utilizado para a pulverização de elementos que favorecem o desenvolvimento da lavoura, auxiliando na fertilização da terra e das plantas. É utilizado, também, na pulverização de instalações, quando infestadas ou contaminadas de alguma forma. Nesse casos, o pulverizador é utilizado na desinfecção e aplicação de inseticidas, em geral.

Tipos de pulverizadores

Existem vários tipos e modelos de pulverizadores. Cada um deles se aplica melhor a uma determinada situação. Em alguns casos, um pulverizador pode ser totalmente inútil para fazer aplicações, de acordo com a área a ser pulverizada, principalmente

Ao se escolher o tipo ideal ou mais indicado de pulverizador deve-se, primeiro, saber qual o tamanho da área a ser pulverizada e qual o tipo de produto que será utilizado. Em pequenas plantações, como hortas ou pomares de sítios, por exemplo, o melhor tipo de pulverizador é o manual, tipo "mochila", que têm uma pequena capacidade de armazenamento, uma pressão pequena e que é proporcionada através da compressão do ar dentro do pulverizador. Essa compressão é feita através do bombeamento manual, por uma alavanca que deve ser movimentada várias vezes, até que se obtenha uma pressão interna suficiente para que o produto a ser pulverizado comece a sair, com a força necessária.

Existem pulverizadores, maiores, utilizados em plantações maiores, que possuem uma bomba compressora mecânica, que mantém constante a pressão e a pulverização. Os reservatórios desse tipo de pulverizador são bem maiores, em relação ao citado anteriormente. Na maioria das vezes, em plantações de médio e grande portes, os pulverizadores são implementos "atrelados" aos tratores, que percorrem toda a plantação, fazendo as aplicações necessárias.

Os mais complexos tipos de pulverizadores utilizados atualmente são aqueles que, além de terem grande capacidade de armazenamento e compressão mecânica, dependem de um meio muito eficiente para "trafegar" na plantação: são os pulverizadores utilizados em aviões e helicópteros.

Nas grandes lavouras, onde as áreas cultivadas são imensas, pulverizações feitas do solo acabam não apresentando os resultados desejados. Com um sistema de pulverização aéreo, o agricultor ganha tempo e agilidade, no combate a qualquer problema que apareça na plantação ou no auxílio à fertilização, ganhando, principalmente, na escala de trabalho.

Em todos os casos, quando se for escolher o tipo de pulverizador a ser adotado, deve-se levar em consideração:

- a área a ser pulverizada;

- a freqüência das pulverizações;

- os produtos que mais serão utilizados;

- a viabilidade econômica de cada pulverizador ( se o custo do aparelho não inviabiliza a produção);

- a disponibilidade financeira do agricultor.
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb