Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Hortelã

autor: Redação RuralNews
data: 06/09/2017

 
A chamada hortelã comum (Mentha sativa L.) é uma planta com qualidades medicinais e aromáticas muito conhecida e apreciada. Não deve ser confundida com a hortelã-do-mato (Glechoma hederaceum L.).

Seu plantio pode ser feito em qualquer época do ano. As mudas ficam prontas para o transplante depois de um ano. A colheita é feita de três a quatro meses após o plantio no lugar definitivo.

Deve ser plantada em nível, com espaçamento de 15 cm entre as linha e 36 touceiras por metro quadrado. A adubação é feita com 5kg de esterco por metro quadrado. Sua produção gira em torno de 1kg por metro quadrado

Os tratos necessários consistem apenas em regas regulares e limpeza do solo, retirando as plantas invasoras.

A hortelã é muito utilizada como aromatizante em diversos tipos de produtos alimentícios como doces, balas, bebidas, etc. Sua essência é extraída do óleo produzido à partir da planta, composto, basicamente, de mentol. Além disso, é muito conhecida por suas características medicinais, sendo um ótimo calmante, além de atuar como auxiliar na digestão e tônico do aparelho digestivo. Combate a prisão-de-ventre, icterícia e vermes intestinais. Na Índia, é utilizada como forragem para animais.

Esta planta possui flores de corola rósea e pequenas folhas na ponta do eixo floral. Essas folhas, entre outras finalidades, são utilizadas como "enfeites" na culinária.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb