Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Losna - planta estimulante para a digestão

autor: Redação RuralNews
data: 04/08/2017

 
A losna (Artemisia absinthium), também conhecida por erva-dos-vermes ou alvina, é um arbusto cujas folhas produzem um chá com efeito vermífugo e estimulante do aparelho digestivo. Também pode ser utilizado como estimulante da menstruação.

O gosto do chá feito com suas folhas é amargo. Na forma de sumo, pode ser venenoso. Seu chá deve ser feito com água fria, onde as folhas devem ficar por uma hora, sendo consumido sem as folhas. O óleo verde e volátil produzido a partir desta planta é a matéria prima utilizada na fabricação do licor de absinto. Sua composiçaõ é glucosídica e contém ácido málico.

É uma planta que chega a 1,20m de altura, pode ser plantada no local definitivo, dispensando o transplante das mudas, em qualquer época do ano e chega a produzir 3kg num canteiro de 6m². Deve ser plantada em nível, para conter a erosão e regada periodicamente. Apesar de necessitar de bastante água para o seu desenvolvimento, o solo não pode ficar encharcado, necessitando de uma drenagem em casos de excesso de água. Antes do plantio, deve ser feita uma análise do solo, para que sejam feitas as devidas correções.

É uma planta bem resistente à doenças e pragas, necessitando, apenas de uma limpeza no canteiro, periodicamente.

Para o plantio, são necessárias doze mudas enraizadas por metro quadrado. A adubação deve ser feita com esterco, na proporção de 5kg por metro quadrado e o espaçamento mais adequado é de 15cm entre as linhas. A colheita é feita quando o arbusto estiver bem enfolhado.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb