Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

A raça de coelhos chinchila é uma das melhores

autor: Redação RuralNews
data: 28/07/2017

 
Essa raça de coelhos tem o seu nome tirado de um pequeno roedor, também chamado chinchila, que vive nas altas montanhas dos andes, na América do Sul e que outrora abundantes, são hoje muito raros em liberdade e que atualmente são criados em cativeiro para a produção de peles ou como animais de estimação.

O coelho chinchila é uma raça relativamente nova e nenhuma se espalhou tão rápido por todo o mundo. Existem 2 tipos de raças chinchilas (a grande e a pequena), sendo que no começo do seu desenvolvimento faltava a ambas uma uniformidade no tamanho, forma e peso. Por isso, nessa época, era possível fazer passar coelhos chinchilas grandes, quando pouco desenvolvidos, como se fossem da raça chinchila pequena e também chinchilas da raça pequena, quando muito desenvolvidos, como se fossem da raça grande. Atualmente isso não é mais possível pois foi fixado o peso máximo, ficando assim limitado o tamanho.

A raça chinchila grande é considerada uma das melhores, graças à sua precocidade, resistência e prolificidade, o que pode ser comprovado na maioria das criações. Além disso, talvez seja a raça que melhor se adaptou às condições existentes no Brasil.

Características da raça
 
Para a raça chinchila grande, o corpo é um pouco alongado, cilíndrico, tendo a mesma largura na frente e atrás. Possui uma bonita linha dorsal, a cabeça é forte, bem conformada e bem aplicada no corpo. As patas tem que ser fortes, de tamanho médio e largas. As orelhas são fortes, bem peludas e bem proporcionais ao corpo. Com a idade, forma-se no macho um pequeno nó no queixo. Na fêmea, é permitida uma papada pequena e bem conformada.

A pele é de tamanho médio, grossa no velo e com um bom desenvolvimento. Apresenta um tom geral cinzento-azulado com um sombreado salpicado de preto que parece mais forte no corpo, na parte traseira e nas costas. O matizado é feito por uma lista preta de 2 a 3mm no fundo e nas pontas dos cabelos pretos e brancos e entre eles, também, cabelos pretos puros. O matizado flocado é feito por tufos de cabelos pretos que são distribuídos, de modo irregular, por todo o corpo.

A cor do peito e das patas tem que ser igual ao corpo. Nos lados do corpo, o matizado tem que ser o mais baixo possível. As orelhas são para cima e com as beiradas pretas.

A nuca apresenta uma cunha cinzenta-esbranquiçada que deve ser bem pequena. A cauda, na parte de cima, é preta com malhado cinza-esbranquiçado sendo branca na parte de baixo. A cor dos olhos é marrom escuro. As unhas também são escuras e igual aos fios do bigode.

A cor intermediária tem que realçar bastante o matizado e a cor fundamental e é cinza-esbranquiçado até um branco limpo de meio centímetro de largura. Quanto mais fortes são as zonas de cores, mais brilhante fica a irisação geral. A cor fundamental é um azul escuro e quanto mais escuro, melhor. Ela começa no fundo e cobre cerca de 2/3 do comprimento dos cabelos.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb