Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Larvários

autor: Redação RuralNews
data: 08/11/2013

 
Os larvários podem ser simples ou mesmo rústicos e se destinam, não só a atrair insetos, mas também a proporcionar um meio para que eles se reproduzam da maneira mais fácil, prática e higiênica possível.

São, portanto, destinados à produção de larvas de diversas espécies de insetos, o que facilita ao criador, não só a captura dessas larvas, mas a sua produção regular e em grandes quantidades, economizando tempo e mão-de-obra, barateando, assim, os seus custos e evitando a possibilidade de falta desses alimentos.

Nada mais são, portanto, do que locais destinados à produção de alimentos vivos, principalmente larvas e nos quais colocamos matérias diversas para atrair os insetos, para que aí depositem os seus ovos dos quais, dentro de 3 a 4 dias, começam a sair as larvas que, facilmente, são capturadas aos milhares.

Esses larvários podem ser de vários tipos e modelos e nada mais são do que simples caixas ou bandejas de metal, madeira, plástico, alvenaria, cimento, fibrocimento, etc. apoiados diretamente no chão, no solo ou, então, sobre pés ou mesmo em estantes, dependendo do tipo de instalações a eles destinadas.

Quando ao ar livre, os larvários devem ter uma cobertura para que seja mantida, sempre, uma temperatura mais baixa e uma certa umidade em seu interior e para evitar a incidência dos raios solares e das chuvas, diretamente sobre as larvas e os materiais nele existentes, pois elas morrem quando em contato direto com o sol ou com a água.

Todos os larvários devem ter um esgoto para escoar os líquidos que delem saem e que não devem ficar à superfície da terra ou escorrer para dentro de águas, pois, certamente, as irão poluir.

Tamanho do larvário

Quanto ao seu tamanho, podem variar bastante, de 50 a 100cm de comprimento por 40 a 50cm de largura e beiradas de 10 a 15 ou mais cm de altura, quando eles são construídos no chão e de 20 a 25cm, quando são colocados sobre pés ou em estantes.

Material para colocar no larvário

São os mais variados, mas enquadrados em duas categorias: animais ou vegetais, sendo utilizados de acordo com os insetos que queremos atrair e cujas larvas desejamos produzir.

Entre os de origem animal, podemos destacar: carcaças de animais mortos, sacrificados ou abatidos; resíduos de abatedouros; peixes, ostras, mexilhões, etc.; resíduos de fábricas de produtos de origem animal; estercos úmidos de porco, boi, coelho, galinha, etc.

Entre os de origem vegetal temos as frutas: mamão, laranja, abacaxi, goiaba, etc., para atrair moscas e outros insetos que comem frutas, sugam seu caldo ou nelas botam seus ovos. Podemos utilizar como material de larvário, também, farelos e outros resíduos de cereais, inclusive pães velhos.
 
 
 
 
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb