Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Tenébrio ou larva japonesa - alimento para muitos animais

autor: Redação RuralNews
data: 13/09/2017

 
O tenébrio (Tenebrio molitor) é um besouro preto, que não voa e pode ser encontrado com facilidade em moinhos, armazéns e depósitos de cereais e subprodutos como farinhas, farelos, etc. Isto é revelado claramente até no nome deste inseto pois a palavra molitor, em latim, significa moleiro, ou seja, aquele que trabalha em moinhos.

É um excelente alimento para um grande número de animais, entre os quais rãs, sapos, tartarugas, lagartos, camaleões, salamandras terrestres, peixes, cobras, macacos, pequenos mamíferos e pássaros, não só insetívoros mas também omnívoros e frugívoros, principalmente quando estão criando os filhotes, que necessitam de muita proteína na sua alimentação.

São muito prolíficos, reproduzindo-se com rapidez e em grandes quantidades, além de serem de fácil criação. Por estes motivos, são de muita utilidade na criação e alimentação ou manutenção de um grande número de animais.

Esse besouro mede 15mm de comprimento e, como já mencionamos, não voa, o que facilita mito a sua criação, manejo e controle. Suas larvas são muito grandes, podendo atingir 3cm de comprimento, o que é uma outra grande vantagem que o tenébrio apresenta. Estas larvas são parcialmente brancas, passando a amarelo escuro brilhante. Suas ninfas medem 15mm de comprimento e são branco amareladas.

A composição da carne de larva de tenébrio é a seguinte:
Umidade 5,49 %
Proteínas 7,98 %
Gorduras 26,24 %
Carboidratos 57,57 %
Cinzas 2,72 %
Fonte: Cães & Cia

O tenébrio, no entanto, não deve ser dado como alimento único, durante longos períodos, porque sua carapaça quitinosa dura, é um tanto indigesta. Depois de algum tempo, certos animais como os camaleões, por exemplo, se recusam a comê-lo, enquanto que outros, podem apresentar distúrbios digestivos.

As larvas e as pupas do tenébrio, no entanto, não apresentam esses inconvenientes e podem ser dadas à vontade, pois são um excelente e nutritivo alimento, muito apreciado pelos animais já mencionados, especialmente peixes como os caracídeos, rainbow caracins (Phenacogrammus interruptus), o borboleta (Pantodon buchholzi) e o arqueiro (Toxotes jaculator).

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb