Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Gafanhotos podem ser utilizados como alimentos vivos

autor: Redação RuralNews
data: 04/02/2015

Os gafanhotos pertencem à classe insecta, à sub-classe pterigota e à ordem Orthoptera, com 20.000 espécies e à sub-ordem Acridoidea, composta pelos gafanhotos.

No Brasil, temos a espécie migratória Schistocerca paranensis, famosa por sua voracidade destrutiva quando, em nuvens de milhões de indivíduos, vindos do charco boliviano, assola os estados do Sul, chegando ao Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais.

Outro gafanhoto existente no Brasil é o Schistocerca australis que se constitui em uma praga do algodoeiro. A mais famosa e voraz das espécies, no entanto, é o Schistocerca gregaria, o gafanhoto que constituiu a sétima praga do Egito, como nos ensina a Bíblia mas que, felizmente, não existe no Brasil.

Animais que podem comer gafanhotos

Os gafanhotos são um excelente alimento para rãs, sapos, lagartos, tartarugas, camaleões, jacarés, crocodilos, peixes maiores, etc. Também, muitos pássaros os apreciam, mesmo não sendo insetívoros, como as garças e outros grandes pássaros, principalmente quando estão com filhotes, pois estes necessitam de proteínas para o seu crescimento. Além desses animais, alguns mamíferos, como alguns primatas, como os sagüis e alguns animais de terrário têm como alimentos principais justamente esses insetos.

Na prática, os gafanhotos são apreciados por quase todos os animais de aquários. Podem ser fornecidos como larvas, adultos vivos ou então, depois de mergulhados na água fervendo e picados em tiras. Pelo exposto, podemos verificar a importância que podem desempenhar os gafanhotos na alimentação de muitos animais.

Coleta e criação de gafanhotos

Os gafanhotos podem ser coletados "no mato" e utilizados para variar a alimentação de muitos animais, o que permite obter melhores resultados com as criações. Eles são encontrados em grande número e podem ser capturados com uma "armadilha" especial, composta de uma caixa de madeira ou plástico, com uma tampa e uma cordinha. Devemos colocar dentro da caixa um punhado de grama, para evitar que os gafanhotos se machuquem, brigando uns com os outros.

A criação de gafanhotos é relativamente fácil, desde que lhes proporcionemos instalações adequadas, uma boa alimentação e um bom manejo. Isto permitirá uma boa produção durante todo o ano.

A criação é feita em caixas, medindo 50x30x30cm. Em locais de clima frio, é necessário a instalação de aquecimento artificial, utilizando-se uma lâmpada fixada ao teto da caixa. É aconselhável que a temperatura seja mantida, sempre, no mínimo a 28ºC.

Em uma criação de gafanhotos devemos ter sempre grupos de 3 tipos diferentes de caixas: uma para a reprodução, outra para a eclosão e recria e uma terceira para depósito dos gafanhotos que vão ser utilizados na alimentação dos animais.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb