Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Criação de tilápias

autor: Redação RuralNews
data: 30/08/2017

Se quisermos criar tilápias somente para consumo, não fazendo questão de tamanho, basta termos 1 tanque no qual elas se reproduzem e são pescadas mensalmente, em número igual ao dos nascimentos, para evitar superpopulação.

Quando quisermos peixes maiores, devemos fazer outros tanques do mesmo tamanho que o primeiro. Se quisermos fazer uma piscicultura mais racional e lucrativa, devemos construir, todos os meses, 2 tanques para receber os alevinos com 3 meses, sexados e destinados à recria e engorda, até um total de 16 tanques, quando então será iniciado o rodízio, com a venda dos primeiros peixes gordos, esvaziamento dos tanques (2) nos quais eles estavam e reaproveitamento desses mesmos tanques. Assim, ficaremos com tanques com uma área total de 1.700m².

As tilápias podem ser criadas ou engordadas, também em tanques-redes ou gaiolas (fixos no fundo ou com flutuantes), colocados em açudes, represas, etc., de maiores extensões e com excelentes resultados. Esses tanques devem ser dispostos próximos a águas correntes ou movimentadas pelos ventos. É uma criação em confinamento, sem os inconvenientes da criação extensiva em grandes áreas, nas quais não temos nenhum controle sobre os peixes.

Nos casos de grandes superfícies de água, quando a criação é extensiva, devemos ter praias de pesca, próximo às quais jogamos comidas todos os dias, cevando os peixes, o que os faz manterem-se sempre nas suas proximidades, facilitando sua captura com redes de arrasto.

A construção dos tanques-redes é fácil e simples, pois consiste em uma armação, em geral de madeira fechada por uma tela de náilon ou de metal galvanizado, com as malhas adequadas ao tamanho do peixe a ser confinado. Também existe a possibilidade de ser de material plástico especial, desde que possa ser obtido de maneira econômica. Seu tamanho pode variar (1m² para 5 peixes) podendo ser quadrados ou retangulares, de 10 a 100m² com 1 a 2m de altura e fechados, inclusive na parte de cima, para evitar fugas de peixes ou a entrada de predadores.

Para evitar superpopulações, pois as tilápias se reproduzem com grande rapidez, podemos usar espécies carnívoras, para o controle da população de tilápias, como o black-bass para as regiões mais frias e o tucunaré para as mais quentes.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb