Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Reflorestamento - arma contra a erosão

autor: Redação RuralNews
data: 06/09/2017

 
De acordo com a lei, todas as propriedades rurais são obrigadas a manter uma parte de sua área, preservando a mata nativa. Isto, é claro, nem sempre acontece, o que, além de ilegal, pode trazer muitos inconvenientes para o proprietário.

Um dos principais problemas que o desmatamento pode trazer é a erosão. Em muitas propriedades rurais, o proprietário acaba explorando áreas da mata nativa, cortando as árvores e as vendendo, sem que se faça um reflorestamento. Isto, nós queremos dizer, que acontece tanto em áreas que deveriam ser preservadas como nas que poderiam ser desmatadas. De qualquer forma, quando se destrói uma área que antes era coberta por mata e árvores, a erosão começa a atacar, fazendo com que, em muitos casos, o solo se torne pobre e impróprio para o replantio ou para qualquer outra atividade agrícola.

Uma ótima saída para o produtor rural é iniciar um processo de reflorestamento o que acaba se mostrando uma alternativa lucrativa.

Muitas vezes, as áreas que estão sujeitas à ação da erosão se encontram nas margens dos rios ou em terrenos de forte declive, o que piora ainda mais a situação. O reflorestamento pode trazer uma série de vantagens para o proprietário rural, pois pode legalizar a situação da sua propriedade, proteger o solo da ação da erosão que, certamente, acabaria gerando prejuízos ou desperdícios para o produtor e, ainda, possibilitar alguns ganhos extras.

Para se efetuar o reflorestamento, podem ser utilizadas plantas e árvores nativas da região ou árvores comuns, como os eucaliptos. Case se decida pelo reflorestamento nativo, é necessário que se procure o auxílio de técnicos e pesquisadores capacitados a implantar um projeto completo de reflorestamento, devolvendo à área desmatada as suas características originais.

Quando se opta por um reflorestamento "padrão", a árvore mais utilizada no Brasil e no mundo, para esta finalidade, é o eucalipto, apesar de que, no Brasil, também se utilizar bastante, na região Sul, o pinheiro do Paraná.

Como vantagens "extras" que o reflorestamento pode trazer para o produtor, podemos destacar, entre outras:

-  a proteção que as árvores podem dar aos animais, contra ventos fortes e o excesso de incidência de sol;

-  produção de madeira, quando se utiliza, principalmente, o eucalipto;
- extração de óleos;

- fonte polinizadora para as abelhas, o que é muito interessante para os apicultores.
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb