Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Proteção de animais e vegetação nas propriedades rurais

autor: Redação RuralNews
data: 29/08/2017

 
Quando se adquire um sítio ou uma fazenda, é comum que nela encontremos uma grande variedade de animais e vegetação nativa.

Com a legislação atual e a fiscalização do IBAMA não é possível que se destrua vegetação nativa, sob o risco de severas punições legais. No entanto, não vamos falar do problema legal, mas sim da responsabilidade moral. Não podemos causar mais destruição no meio ambiente, este já tão sofrido pela ação do homem. Possuir terras implica em um pressuposto de respeito ao meio ambiente.

Ao se constatar e existência de uma mata no interior da fazenda ou sítio, a primeira providência a ser tomada é colocar placas de aviso (PROIBIDO CAÇAR, PESCAR OU ENTRAR NA MATA), não só para estranhos, mas para os próprios funcionários da propriedade. É importante conscientizar os trabalhadores rurais, na maioria das vezes, pessoas que não possuem o conhecimento da importância da preservação da vida selvagem e nativa, de que não se deve caçar ou mesmo entrar nesses pequenos "oásis" de vida selvagem.

Quando o homem, mesmo sem caçar ou destruir, começa a entrar freqüentemente nessas matas, muitos animais tendem a fugir de lá, onde poderiam ficar seguros e acabam se aventurando onde outros homens possam matá-los.

Outra boa providência, dependendo do tamanho da área de mata, é cercá-la, tendo, porém, o cuidado de não utilizar arame farpado que possa ferir algum dos animais que por lá possam resolver passar. Se for constatada a existência de animais ameaçados de extinção dentro da propriedade rural, deve-se comunicar ao IBAMA que poderá, caso necessário, tomar algumas providências que ajudem na preservação desse animal.

Se a maioria dos proprietários rurais, que possuam em suas propriedades vegetação nativa, mesmo que em uma área pequena, conservá-la com responsabilidade, estará contribuindo para que muitas espécies animais e vegetais não sejam totalmente destruídas pela ação do ser humano, o que é uma obrigação moral e ética. Além disso, a propriedade fica mais bonita e valorizada, pois nos dias de hoje, está cada vez mais difícil encontrar lugares onde a natureza ainda está livre da destruição.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb