Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Os ovos dos camarões de água doce

autor: Redação RuralNews
data: 07/04/2016

As fêmeas dos camarões de água doce que estejam "carregadas" de ovos, são chamadas de ovadas ou ovígeras. Nessa época, na natureza, depois do acasalamento, elas procuram águas salobras para que, após o nascimento, suas larvas tenham condições de sobreviver, o que só é possível nesse tipo de água.

Nas criações em cativeiro, as fêmeas devem ser levadas para os tanques de água salobra para que as larvas nasçam nessa água, façam nela a sua metamorfose e se transformem em poslarvas, quando passam a necessitar de água doce para viver. Depois da desova, as fêmeas ou são retiradas, voltando para os tanques reprodutores ou vão para os viveiros de recria ou engorda, para serem destinadas à venda para o consumo, quando não são prolíficas, isto é, não produzem muitos ovos.

Cor dos ovos

A cor dos ovos varia, não só de acordo com a espécie a que pertence a fêmea que os produziu mas também à própria "idade" dos ovos ou se eles foram ou não fecundados.

Assim sendo, os ovos de camarão gigante da Malásia são alaranjados, passando a amarelo claro e depois a acinzentado, enquanto que os do camarão canela (M. amazonicum) e do M. acanthurus são verdes brilhantes, passam a verde claro e, depois a verde acinzentado. Os ovos do M. carcinus ou lagostinha de São Fidélis, são coral, passam a amarelo pálido e depois a marrom.

Período de incubação
 
Varia de acordo com a espécie do camarão que produziu os ovos. É de 19 a 21 dias para camarão gigante da Malásia, 15 dias para o M. acanthurus, 16 dias para o M. amazonicum e de 20 dias para o M. carcinus. Durante todo o período de incubação eles são constantemente limpos e arejados pela fêmea, pela movimentação de seus pleópodos. Quando os embriões completam o seu desenvolvimento é possível, por transparência, observar os seus grandes olhos. A eclosão começa, em geral, à noite e pode durar de 6 a 48 horas até terminar. Após o período de incubação dos ovos que, como já mencionamos, varia de acordo com a espécie de camarão, "nascem" deles as larvas, que apresentam, no memento da eclosão, um tamanho menor do que a cabeça de um alfinete, porem, com olhos grandes e pretos.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb