Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Administração da ração para os girinos

autor: Redação RuralNews
data: 29/07/2013

 
Na prática, devemos administrar a ração 4 vezes ao dia, num total de 13% do peso total dos girinos. Quanto aos horários, podem ser: 9, 11, 14 e 16 horas. A ração deve ser peneirada uniformemente sobre a superfície da água dos tanques. Além disso, deve conter 40% de proteínas, sendo 20% de origem animal e 20% de origem vegetal. Deve apresentar, também, 0,91% de cálcio e 5.300 u.i. de iodo (que comanda a metamorfose).

Existem algumas rações comerciais para suínos que apresentam bons resultados na criação de girinos. É preciso, no entanto, peneirá-la, para que seus grãos fiquem menores, medindo 0,42mm. Devemos esclarecer que os girinos se alimentam durante toda a sua evolução, inclusive durante a metamorfose e a absorção da cauda.

À medida que crescem, os girinos vão, não só ingerindo maiores quantidades de alimentos mas também alimentos de maiores tamanhos. Sua alimentação vai desde elementos microscópicos do plancto, como pequenas algas e pequenos crustáceos, depois esses mesmos elementos e outros de maiores tamanhos e mesmo vivos, chegando a devorarem até mesmo girinos menores (canibalismo). Esta é, inclusive, uma forma prática e barata para alimentá-los, bastando para isso que coloquemos 120 a 130 girinos por litro de água, o que provocará o canibalismo.

Está provado que os alimentos preferidos pelos girinos são os próprios girinos, peixinhos e pequenos camarões (pitus). Eles necessitam de alimentos de origem animal, não bastando somente os de origem vegetal. Não devemos deixar faltar alimentos para os girinos: é preferível sobrar a faltar.

 
Ração balanceada
 
Uma fórmula de ração muito usada e com bons resultados é a seguinte:
 
- fubá de milho: 30%;
- farinha de carne: 50%;
- leite integral em pó: 20%.

Em alguns ranários, os criadores fornecem aos girinos, de até 15 dias, 1 gema de ovo cozido, em pó. Do 16º ao 30º dias, é fornecida uma ração peneirada, cuja fórmula é:
 
- farelo de trigo: 70%;
- farinha de peixe: 20%;
- farinha de carne: 10%.

Em caso de emergência ou de indisponibilidade temporária, podemos utilizar uma boa ração para coelhos, desde que seja peneirada, para que os grânulos fiquem com 0,42mm.

Como exemplo de outra fórmula de ração, temos:
 
- farelo de trigo (peneirado): 70%;
- farinha de peixe granulada fina, com peneira n.º 1: 30%.
 
 
 
 
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb