Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Algumas características da rã touro gigante

autor: Redação RuralNews
data: 29/08/2017

 
A rã touro gigante possui uma cabeça achatada, como a de todas as outras rãs, um pouco mais larga do que comprida, lisa, exceto na região das pálpebras, na qual encontramos rugas ou pregas irregulares. Junto e atrás dos olhos, nasce um cordão glandular grosso que contorna o ouvido e vai atrás do ângulo da boca, onde se encontra uma glândula um pouco saliente.

Seus olhos possuem uma terceira pálpebra denominada membrana nictitante. A pele do seu dorso é lisa ou com algumas pregas. Possui dedos fortes, mais ou menos pontiagudos, um pouco achatados e sem unhas, sendo 4 nos membros anteriores e 5 nos posteriores. Os dedos das mãos são livres, enquanto que os dos pés possuem a membrana interdigital que os liga, formando verdadeiras nadadeiras.

Dimensões

Quando adulta, pode medir mais de 20cm de comprimento, do focinho à região caudal e 40cm de comprimento total, incluindo as pernas. Quanto ao peso, encontramos, em uma criação, uma rã touro com 1,750kg. Segundo informações, encontradas na literatura, pode pesar até 2,5kg.

Coloração

É, em geral, esverdeada, verde oliva ou parda, com o ventre branco, esbranquiçado com tonalidades mais ou menos amarelas e com manchas escuras. Sua cabeça é esverdeada, mas, às vezes, somente em parte, no focinho ou bordas do maxilar superior. Seus membros ou pernas são mais escuros. Os anteriores apresentam manchas pardo escuras e os traseiros, linhas ou faixas, também da mesma cor, mais escuras, cor de café.

Outras características

Outras características especiais da rã touro são a existência de membranas entre os dedos de suas patas traseiras, o que não ocorre nas rãs comuns, mirins e paulistinhas, por exemplo; suas pernas traseiras são muito desenvolvidas, representando 60% do comprimento do seu corpo e também do seu peso vivo.

Como característica da rã touro, temos ainda o fato de que a substância gelatinosa das suas desovas fica embebida de água, mas se mantém flutuante, com o mesmo aspecto e não como a das outras rãs, pimenta e mirim, por exemplo, cujas desovas apresentam um aspecto de espuma ou clara de ovo batida.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb