Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Diferenças entre as espécies e variedades de escargots

autor: Dr. Márcio Infante Vieira
data: 11/10/2017

Principalmente sob o aspecto morfológico, a diferenciação entre as espécies e variedades é feita, em primeiro lugar, pelo aspecto da concha. Assim sendo, vamos analisar separadamente cada uma das principais espécies de escargots comestíveis.

Helix pomatia (bourgogne)
 
Sua cor é beije claro. É de tamanho médio, medindo mais ou menos 40mm. Suas estrias de crescimento são bem nítidas e as faixas espirais são em geral muito apagadas, quase invisíveis. Podemos notar o umbigo.

Helix aspersa(petit gris)
 
Concha geralmente escura, embora existam variedades cujas conchas são mais claras e até unicolores, em uma variedade de concha amarelada sem faixas. As estrias de crescimento são pouco visíveis e as faixas espirais são bem escuras e destacadas na variedade padrão. A concha não possui umbigo.

Helix aspersa maxima
 
É maior do que o Helix aspersa normal, sendo do tamanho do Helix pomatia. Pesa de 20 a 40g e sua concha é geralmente clara, possuindo ou não as faixas. Uma das suas variedades possui a borda do manto preto.

Helix lucorum(turco)
 
Sua concha é geralmente escura, sendo da mesma espessura ou até mais grossa do que a do Helix pomatia. Algumas variedades possuem as faixas espirais bem nítidas e, algumas, apresentam faixas verticais. No caracol jovem, encontramos o umbigo na concha, o que normalmente não ocorre com o adulto.

Helix adanensis(de Adana)
 
É mais escuro do que o Helix pomatia e mais claro do que o Helix lucorum. Sua concha é mais ou menos do tamanho da do Helix pomatia, suas estrias de crescimento são bem visíveis, as faixas espirais bem escuras e não possui umbigo.

Helix cincta
 
Sua concha é muito parecida com a do Helix pomatia, mas dela se diferencia porque a sua zona columelar da abertura é castanha.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb