Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

A produção de escargots - atividade rentável

autor: Redação RuralNews
data: 25/08/2017

 
Quando em seu ambiente natural, soltos na natureza, os escargots estão sujeitos a uma série de condições adversas de clima, como temperaturas muito baixas ou muito altas, chuvas em excesso, inundações, falta de alimentação adequada, além de ataques por grande número de predadores, incêndios, caçada indiscriminada, etc. Estas ocorrências fazem com que apenas uma pequena parte dos que nascem chegue à idade adulta e que o número dos adultos vá diminuindo cada vez mais.

Algumas espécies, outrora abundantes, estão se tornando raras e algumas já quase em vias de extinção. Assim sendo, logicamente, as condições oferecidas aos escargots, em um heliário, são completamente diferentes das que eles encontram em seu ambiente natural, pois os objetivos da helicicultura, ou seja, da criação racional de escargots, são os seguintes:

- proteger esses moluscos do grande número de predadores e competidores que os perseguem;

- proporcionar-lhes melhores condições ambientais;

- fornecer-lhes uma alimentação adequada e abundante;

- alojá-los em instalações que lhes proporcionem todo o conforto de que necessitam;

- selecionar os melhores animais para a reprodução, pois eles produzirão filhos mais precoces que poderão ser vendidos mais cedo para o consumo ou que entram com menor idade na reprodução.

A criação de escargots é uma atividade que deve ser desenvolvida com toda a técnica disponível, para que se ofereça aos animais as melhores condições de vida, para que possam ficar saudáveis e atingir um grau de desenvolvimento que possibilite a sua comercialização e que proporcione ao criador os maiores lucros possíveis. Para isso, existem diversas alternativas de instalações, alimentação, controle ambiental, etc.

Outro ponto muito importante é a escolha dos animais, que devem ser analisados no que diz respeito à espécie, estado de saúde e características particulares, como tamanho, aparência geral, etc. Estes cuidados são especialmente importantes quando precisamos escolher as matrizes para o início ou ampliação da criação.

Quanto às variedades, é de consenso geral que a mais indicada para a produção comercial é a Helix aspersa, devido à sua ótima capacidade produtiva e à sua grande aceitação no mercado comercial.

A implantação do heliário (local da criação), pode ser feita de diversas maneiras, com estruturas e custos diversos, que variam de acordo com o volume a ser produzido. Como em qualquer negócio, quanto maior o investimento, melhores são as possibilidades de que o retorno seja maior, desde que, claro, o montante a ser investido seja aplicado de maneira correta.

Desta forma, o melhor é que, antes de investir e começar uma criação de escargots ou mesmo que se amplie uma já existente, o criador procure uma assessoria especializada, que pode ser um outro criador mais experiente, uma associação de criadores ou, ainda, um zootecnista ou um médico veterinário, que já tenham uma boa experiência nesta área. 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb