Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

O que são fungicidas e herbicidas

autor: Redação RuralNews
data: 28/04/2016

Em uma lavoura, de maneira geral, as plantas podem ser atacadas por várias doenças e pragas, que podem trazer grandes prejuízos aos agricultores. Dentre esses problemas, os fungos produzem bolores e mofos que atacam as sementes e as plantas.

Os mofos e bolores podem atacar sementes, após o plantio, folhas, ramos, talos, flores e os frutos das plantas, chegando a "estragar" completamente uma plantação, caso não sejam tomadas as medidas de combate necessárias.

Para combater os fungos existem vários métodos e produtos, dentre eles, os fungicidas. Os fungicidas são uma saída simples e prática para o combate aos fungos, porém devem ser administrados com muita cautela e sempre sob a supervisão de técnicos capacitados.

Outro grave problema que causa grandes "dores de cabeça" aos agricultores são as chamadas ervas daninhas ou plantas invasoras. As invasoras são plantas que crescem no meio da plantação, são plantas fortes e resistentes que "roubam" os nutrientes da terra que deveriam ser utilizados e consumidos pelas plantas cultivadas. Além disso, essas plantas são um abrigo natural para insetos, fungos, bactérias e uma série de organismos nocivos à lavoura.

Para combater as plantas invasoras, o método mais rústico e natural é a limpeza ou "capina" do terreno, arrancando-se as invasoras, uma a uma ou com o auxílio de máquinas, utilizadas em grandes plantações, principalmente no momento do preparo do solo. Outra forma muito utilizada de combate a este problema é o herbicida. O herbicida é um produto químico que mata as invasoras através de pulverizações regulares, que visam o controle e a erradicação completa dessas plantas.

Apesar de ser muito prático e eficiente, por ser um produto químico, o herbicida deve ser aplicado somente quando necessário e sob a orientação de técnicos especializados, para que não haja nenhum perigo de contaminação da lavoura.

Os herbicidas apresentam, também, a vantagem de reduzir a quantidade de mão-de-obra e de fazer com que os tratos culturais sejam feitos de maneira mais rápida e eficiente. Existem vários tipos de herbicidas mas, basicamente eles se dividem em seletivos, que são feitos para controlar apenas alguns tipos de plantas invasoras e os não seletivos, que destroem qualquer tipo de vegetação.

Os herbicidas e os fungicidas são defensivos agrícolas e, por esse motivo, devem ser manuseados e armazenados com extremo cuidado e responsabilidade, para que não aconteçam contaminações da produção e de pessoas.
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb