Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Proteção dos canteiros de minhocas ao ar livre - coberturas

autor: Redação RuralNews
data: 24/03/2016

Quando os canteiros são construídos ao ar livre, mas criações externas de minhocas, cada um deles deve ser protegido por uma cobertura removível. Serve para a proteção contra os raios do sol, calor e contra as chuvas. Essa cobertura deve ser a mais barata possível, desde que realmente proteja os canteiros e as minhocas nele existentes.

Ela pode ser de telha, esteiras, lona, plástico, polietileno, sacos aproveitados, etc., e mesmo materiais como o bagaço de cana, folhas de bananeiras, capim picado, etc. Podem ficar apoiadas ou calçadas diretamente sobre as bordas dos canteiros ou sobre suportes ou calços de tijolos, madeira, etc., colocados sobre elas.

A construção ou utilização de uma cobertura apresenta uma série de vantagens, entre as quais:

- proteger, pelo sombreamento, os canteiros e as minhocas, contra o sol direto e o calor;
 
- evita que as chuvas, principalmente as mais fortes, caiam sobre os canteiros, molhando-os demais ou os encharcando, o que prejudica e até pode matar todas as minhocas neles existentes;
 
- protege, também, os trabalhadores, que podem executar melhor os seus trabalhos.
 
Os canteiros também podem ter o seu fundo, lados e cabeceiras protegidos por tábuas, para evitar a entrada de animais predadores.

Canteiros embaixo de árvores

Uma boa maneira para proteger os canteiros é fazer a sua construção embaixo de árvores, pois elas lhes proporcionam uma boa sombra e uma proteção eficiente contra os raios solares diretos e o calor, o que é muito importante em climas quentes como os do Brasil. Além disso, elas ainda protegem das chuvas ou reduz o seu impacto sobre os canteiros.
Essa prática evita a construção de coberturas. Outra vantagem é que, com claridade e sombra ao ar livre, diminui muito a tendência que as minhocas têm de fugir dos canteiros.

Coberturas para mais de um canteiro

Além das coberturas já mencionadas, para um só canteiro, podemos construir coberturas, também simples e baratas, para mais de um canteiro. Essas coberturas "coletivas" têm, ainda, a vantagem de abrigar, não só os canteiros mas também os corredores existentes entre eles, permitindo que os empregados trabalhem normalmente, mesmo em dias muito quentes ou de muita chuva.

Essas coberturas podem ser de telhas, plásticos, lonas, sacos de ração, palha, sapé, etc. e protegem muito bem as minhocas, os canteiros e, também, o investimento do criador, evitando possíveis prejuízos.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb