Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Criação de Minhocas

autor: Redação RuralNews
data: 13/05/2019

Atualmente a criação de minhocas é uma das atividades pecuárias mais praticadas no país e com uma grande importância econômica. É uma criação muito lucrativa e com várias aplicações no setor rural. A grande produtividade desses vermes torna a implantação de um minhocário muito fácil e rentável, gerando bons lucros para o criador. 

As instalações necessárias para a implantação de um minhocário, que é o nome técnico do criadouro desses animais, são bastante simples e baratas, tornando o retorno sobre o investimento feito bastante atrativo. Além disso, é uma criação que pode ser feita em chácaras, sítios, fazendas ou até mesmo em fundos de quintal, tamanha a versatilidade do animal e por não ser necessário a utilização de grandes áreas. É necessário, apenas, que seja feita em boas condições de higiene e limpeza.

Ao contrário de muitas outras atividades pecuárias, a minhocultura pode ser feita em pequena, média ou grande escala, o que proporciona ao criador a oportunidade de iniciar uma pequena criação e com o tempo tornar-se um grande produtor. Pode ser a principal atividade de um criador ou pode ser uma fonte de renda extra para qualquer pessoa. Os lucros, é claro, vão variar de acordo com o volume do investimento feito. É simples: quanto maior o investimento inicial, maior será a produção atingida e, conseqüentemente, maiores serão os lucros.

É uma atividade que encontra-se em franco desenvolvimento no Brasil sendo, inclusive, a atividade principal de muitos fazendeiros que se utilizam sempre dos mais modernos métodos de criação, alimentação, coleta e, o que é muito importante, que possuem bons canais de comercialização. Os investimentos nesse tipo de criação em todo o Brasil é da ordem de muitos milhões de dólares e a produção ainda não supre a demanda nacional.

A minhocultura é uma atividade "ecologicamente correta", pois este pequeno verme é responsável pela adubação, através da produção do húmus e através da sua característica de se mover por baixo da terra, criando um incontável número de galerias, proporcionando uma aeração vital para o desenvolvimento das plantações. Hoje, é um dos métodos de fertilização do solo mais utilizados em todo o mundo. Além de criarem as galerias subterrâneas, durante o processo elas ingerem terra que, passando pelo seu aparelho digestivo, transforma-se em um excelente adubo. Os excrementos das minhocas, em relação ao solo em que vivem, possuem 5 vezes mais nitrogênio, duas 2 mais cálcio, 2,5 vezes mais magnésio, 7 vezes mais fósforo e 11 vezes mais potássio.

As minhocas melhoram a estrutura, a composição química e a textura do solo onde vivem, aumentam a capacidade do solo em reter água, fazendo com que esta seja melhor aproveitada e, ainda, ajudam a diminuir o risco de erosão. O húmus, fertilizante natural produzido em larga escala pelas minhocas é atualmente a grande fonte de renda do criador, mas as minhocas são muito vendidas para serem soltas em locais de plantações. Essas são as principais utilizações comerciais das minhocas. Apesar disso, elas podem ser comercializadas como isca para pescaria e também como alimentação para outros animais como rãs, pássaros, peixes, etc.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb