Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Alguns aparelhos úteis para a minhocultura

autor: Redação Ruralnews
data: 12/04/2016

Existem alguns aparelhos, eletrônicos ou não, que são de grande utilidade em um minhocário, para o controle das condições necessárias para a criação de minhocas e a obtenção de uma alta produtividade. Dentre estes aparelhos, os mais utilizados são os seguintes: 

Termômetros

São empregados para medir a temperatura ambiente e a temperatura do esterco ou do composto, antes de neles colocarmos as minhocas. Esta prática evita que coloquemos as minhocas quando o esterco ou o composto ainda estejam na fase de fermentação, quando atingem altas temperaturas, que podem provocar a morte das minhocas.

Os mais utilizados são os de vidro com uma coluna de mercúrio e uma escala de graduação, preferencialmente, em graus Celsius. Podem ser utilizados, também, termômetros eletrônicos com sensores de temperatura que possam ser colocados no esterco.

Esse aparelho é denominado de termômetro de máxima. Para controlar a temperatura ambiente temos, também, os termômetros de máxima e mínima, porque deixam sempre assinaladas as temperaturas máxima e mínima, registradas no período de controle. Estes também são de vidro e com coluna de mercúrio, mas com dois pequenos pinos de metal que são empurrados pela coluna de mercúrio, assinalando os limites máximo e mínimo que eles atingira.

Para o controle da temperatura ambiente, os mais indicados são os termômetros digitais, que podem ter sensores instalados no interior do minhocário e na parte externa do galpão. Ainda, dependendo do modelo, ficam registradas não só as temperaturas mínima e máxima alcançada num determinado período mas, além disso, é possível obter dados estatísticos sobre as condições de temperatura, por exemplo, nos últimos dias ou até meses.

Barômetros

Barômetros (gr. báros=peso + metr, raiz de metreo=medir), são aparelhos destinados a medir a pressão atmosférica, pela elevação de uma coluna de mercúrio dentro de um tubo vertical de vidro aberto na sua extremidade inferior, que fica mergulhada dentro de um recipiente ou vaso que também contém mercúrio. Também existem barômetros digitais, altamente confiáveis, que substituem os barômetros de mercúrio com grandes vantagens. Existem, ainda, barômetros de mola, que funcionam pela maior ou menor distensão ou contração dessa mola, que move um ponteiro sobre um mostrador graduado.

Higrômetros

Essa palavra vem do grego, higrós=umidade + metr, raiz de metreo=medir. Os higrômetros são utilizados para medir a umidade relativa do ar. Possuem um ponteiro que, girando sobre um mostrador com uma escala acusa, em porcentagem, a umidade relativa do ar, no local em que se encontra o minhocário. Existem os higrômetros digitais que, com bastante eficiência e simplicidade, mostram a umidade relativa do ar.

Peagâmetro
 
É um aparelho elétrico utilizado para medir o pH, isto é, a acidez ou alcalinidade da água, da terra, do esterco ou do composto utilizado nos canteiros para as minhocas.

Refratômetro

É um aparelho cuja função é medir o grau de alcalinidade da água.

Densímetro
 
É um pequeno aparelho muito simples e de fácil manejo. Pode ser calibrado para água doce ou para água salgada, de acordo com as necessidades. Ele é de vidro e possui uma escala graduada para a leitura da densidade da água ou de outro líquido no qual esteja mergulhado. Essa leitura deve ser feita ao nível da água e não pela altura da água encostada no densímetro.

Para evitar que o densímetro fique balançando devido à movimentação da água e para facilitar a sua leitura, podemos colocar dentro reservatório da água um tubo largo, de vidro e com as suas duas extremidades abertas. O densímetro é colocado para boiar dentro da água que fica contida nesse tubo, evitando que fique balançando, o que facilita a sua leitura. Existe, também, alguns modelos de densímetros eletrônicos, bastante eficientes.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb