Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Arbustos são importantes componentes paisagísticos

autor: Redação Ruralnews
data: 31/01/2018

 
Os arbustos podem ser utilizados de diversas formas em um jardim ou projeto paisagístico tendo, também, diversas utilidades práticas na manutenção e na estruturação de toda a área. Um jardim arbustivo pode ser bastante agradável e bonito, sendo da maior importância a escolha adequada das plantas arbustivas a serem cultivadas. Como elementos decorativos das plantas, temos que levar em consideração as formas, as cores, os frutos, as folhas e as texturas de cada espécie.

São plantas que não necessitam de grandes espaços para o seu bom desenvolvimento, o que é bastante útil em projetos para pequenas áreas. Muitas vezes, arbustos podem substituir árvores que não podem se desenvolver devido ao espaço reduzido. São muito utilizados, ainda, na delimitação de espaços, como cercas-vivas, no controle da erosão, principalmente em terrenos com maior grau de inclinação. Outra grande vantagem do emprego dos arbustos na delimitação de espaços é o fato de estas plantas delimitarem, sem obstruir a visão, o que nos faz ter a impressão de que a área é maior.

Jardins nos quais os arbustos são empregados de forma destacada, devem utilizar plantas que valorizem a arquitetura do local, que componham, com suas cores e formas, um ambiente agradável, podendo ser utilizados até mesmo como "objetos" de decoração, como uma estátua viva, por exemplo.

Para que arbustos sejam utilizados adequadamente em um projeto de jardim ou área arborizada, é necessário que se conheça o desenvolvimento de cada uma das espécies de arbustos a serem plantados. Desta forma, deve-se saber as colorações das flores, o tamanho e volume que cada arbusto desenvolve, a área necessária para o plantio de um determinado arbusto, os cuidados e tratos culturais necessários, etc. Conhecer bem cada espécie utilizada no jardim é vital, pois caso contrário, todo o desenvolvimento das plantas e, consequentemente, o projeto paisagístico poderá ficar comprometido.

Em algumas situações, dependendo do local e do projeto a ser desenvolvido, podemos utilizar arbustos em vasos, sendo importante, mais uma vez, escolher uma espécie que, além de ser decorativamente adequada, se adapte ao plantio em vasos. Podemos citar alguns arbustos muito utilizados em jardins, dentre os quais temos a Azaléia, bambu anão, gardênia, hibisco, buquê de noiva, quaresmeira, jasmim amarelo, hortênsia, Urucum, marmeleiro ornamental, coroa de cristo gigante, estrelícia, etc. Dentre as espécies a serem escolhidas, devemos dar preferência aos arbustos perenes, pois a sua manutenção é mais fácil, não alterando a composição paisagística.

Geralmente, os arbustos são plantas que não necessitam de tratos culturais mais complexos. As podas, normalmente, são feitas apenas para formação, ainda quando as plantas estão no viveiro. As podas de limpeza são mais comuns, feitas para retirar ramos e galhos com problemas ou mortos e, ainda, para facilitar a entrada de luz e a circulação do ar na parte central da planta.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb