Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Características do crescimento dos leitões

autor: Redação Ruralnews
data: 31/01/2018

Os leitões são capazes de um crescimento muito rápido e um expressivo ganho de peso, se os compararmos com outros animais, nos mesmo estágios de vida. Leitões que forem desmamados entre 20 e 22 dias apresentam um ganho de peso ao redor de 250 a 300g por dia, se o desmame houver sido realizado adequadamente, com todos os cuidados necessários. É claro que a taxa de crescimento (ganho de peso) antes do desmame é superior ao que ocorre após mas, mesmo assim, ainda continua sendo expressiva.

Apesar das taxas de crescimento antes do desmame serem, superiores, os criadores devem almejar manter o ganho e até mesmo aumentá-lo. Em relação ao peso do animal, as taxas de crescimento após desmame podem ser menores, mas em valores absolutos é possível conseguir ganhos de peso de mais de 700g por dia, desde que o desmame ocorra quando o leitão esteja com um peso mais elevado. Desta forma, leitões desmamados com 10kg, por exemplo, apresentarão um ganho de peso, após o desmame, superior aos leitões desmamados aos 6kg.

Independente do peso que o leitão apresenta na época do desmame, outro fator importante é a idade com qual o animal é desmamado: quanto mais tardiamente o leitão for desmamado, maiores serão as probabilidades de conseguirmos um ganho de peso diário superior.

A dieta oferecida aos leitões logo após o desmame é um fator decisivo para que haja um bom ganho de peso nesta fase. Mesmo assim, para que os ganhos de peso sejam mais expressivos e que os animais consigam apresentar uma taxa de conversão alimentar mais elevada, é de vital importância que o criador viabilize um maior ganho de peso antes do desmame.

Esta relação de maior ganho de peso após o desmame para animais desmamados mais tardiamente e com peso maior, ocorre com os machos mas não observamos o mesmo com as fêmeas. Mesmo assim, a dieta a ser administrada às fêmeas também é de importância vital para que o criador consiga ganhos de pesos em proporções adequadas e obtenha os resultados esperados.

Além das vantagens obtidas através do desmame tardio, com os animais tendo um peso mais expressivo antes do desmame, também devemos ressaltar que leitões desmamados com peso maior e com mais idade, apresentam uma taxa de mortalidade menor.

Após o desmame, os leitões costumam ter pouco apetite, o que poderia levar a um baixo ganho de peso nesta fase. Por este motivo, o criador deve fornecer a eles uma dieta adequada, que desperte o apetite dos animais pois, como já mencionamos, quando os leitões apresentam pouco apetite, os ganhos de peso, certamente, serão menores.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb