Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Como preparar a carne de avestruz para o consumo

autor: Redação Ruralnews
data: 18/03/2016

 
Para que a carne de avestruz, como também a de qualquer outro animal, possa ser empregada na alimentação humana, deve estar em perfeitas condições sanitárias, para que não cause nenhum dano à saúde do seu consumidor como, por exemplo, uma intoxicação alimentar.

Os problemas alimentares podem ter várias causas, dentre as quais:

- preparar os alimentos com muita antecedência e não conservá-los adequadamente;

- falta de higiene, principalmente nas mãos das pessoas que manuseiam a carne;

- contaminação cruzada, pelo contato entre alimentos cozidos e crus;

- falta de limpeza e de higiene no manejo e nos equipamentos, inclusive nas máquinas empregadas no preparo da carne de avestruz;

- carne mal cozida, não atingindo o ponto necessário para destruir os microorganismos patogênicos, como as bactérias e vírus;

- manter a carne a uma temperatura não indicada para a sua conservação por períodos prolongados, o que permite que as bactérias tenham um desenvolvimento bastante rápido.

As carnes devem ser manipuladas e preparadas para a comercialização e depois colocadas em diversos tipos de embalagens especiais, para atender aos diferentes tipos de comercialização ou de acordo com os pedidos dos comerciantes que as revendem.

A manipulação da carne de avestruz deve ser feita em ambientes, balcões, mesas e outras superfícies completamente limpas, bem lavadas e desinfetadas constantemente, para evitar a contaminação da carne e tornando-a imprópria para o consumo humano.

Para que não haja perigo de deteriorização da carne de avestruz, esta deve ser mantida refrigerada a uma temperatura de 2°C ou menor. Quanto ao seu congelamento, a recomendação é que seja feito a temperaturas inferiores a ?18°C (dezoito graus negativos).

As carnes ou músculos do avestruz, como assado, bife ou bisteca, devem ser cozidos a uma temperatura de 63°C. Outros produtos como, por exemplo, a sua carne moída, devem ser preparados a uma temperatura de 71°C. Esses produtos do avestruz, quando forem novamente aquecidos, devem ser submetidos à mesma temperatura, ou seja, 71°C.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb