Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Plantas aromáticas para temperos ou condimentos

autor: Redação RuralNews
data: 11/09/2018

Entre as plantas aromáticas, que produzem temperos ou condimentos, temos, entre as mais comuns, as seguintes:

- Cebolinha: Produz em qualquer solo, preferindo os solos leves e bem adubados. Seu plantio é muito fácil, podendo ser feito durante todo o ano por meio de seus "bulbilhos" ou pela divisão de touceiras. Basta pegar uma touceira, separar a muda e plantá-la normalmente, não havendo necessidade de tratos especiais. A plantação inicial pode ser feita por sementes.

- Coentro: Semear de setembro a janeiro, no local definitivo, com espaçamento de 40cm entre as linhas. Depois da germinação, fazer o desbaste deixando espaçamento de 20cm entre as plantas. Para a colheita, cortamos todas as umbelas. Produz bem em qualquer terreno.

- Cominho: Prefere solos areno-argilosos e calcáreos. Semear em local definitivo, com espaçamento de 40cm entre as linhas. Desbastar com espaçamento de 20cm entre as plantas. Regas normais.

- Hortelã ou hortelã-pimenta: É dela que extraímos a menta. Prefere terrenos frescos, porosos e até mesmo sombreados. Empregar mudas por divisão de touceiras de plantas adultas. Plantio no lugar definitivo, com espaçamento de 30cm.

- Salsa: Semear durante todo o ano. Fácil cultura, não exigindo tratamentos especiais. Necessita de solos bem adubados com matéria orgânica. Regas abundantes e freqüentes.
 
 
- Erva doce ou aniz: Cultura anual. Além de seu gosto inconfundível e agradável, ela tem propriedades digestivas. Muito usada em bolos, pães, etc. Não é exigente quanto ao terreno, embora ele deve ser fértil. Semear no local definitivo, depois de desbastar com espaçamento de 20cm. A colheita é feita quando as sementes estão "no ponto", isto é, quando sua cor for marrom-acinzentada, o que ocorre em 4 meses. Depois de bem secas, devem ser debulhadas e armazenadas. Muito usada como chá, delicioso e calmante.

- Erva-cidreira: Cultura perene. Requer solo rico e fresco, que tome bastante sol, mas abrigado dos ventos. O plantio é feito por sementes, no local definitivo ou em sementeiras, com espaçamento de 30cm entre linhas e 25cm entre as plantas. Sensível à geada. A colheita é feita antes de os botões arrebentarem. Depois de cortada, para que conserve suas qualidades e aroma, deve ser colocada para secar em local arejado mas escuro. Depois de seca, deve ser guardada em recipiente opaco, bem fechado. A temperaturas elevadas perde o aroma, sendo aconselhável, no máximo 38 graus.

- Manjericão: Anual. Gosto um tanto picante, têm múltiplas aplicações, inclusive na fabricação de embutidos como lingüiças, salsichas, etc. Muito resistente, prefere solo fértil, leve, bem drenado e bem insolado. Semear com 30cm entre as linhas e desbastar, depois, com espaçamento de 20cm.

- Louro: Pode ser cultivado, praticamente, em qualquer solo, mas não resiste à geada. A colheita é feita durante todo o ano, desde que apanhadas só as folhas que já estejam no ponto.

- Funcho: Não só a própria planta mas também as suas sementes são usadas como condimentos na alimentação humana, sendo estas muito empregadas em pães, broas, roscas, etc. Prefere solos úmidos, férteis e calcáreos. Reproduz por sementes ou por mudas, com espaçamento de 40cm entre as linhas e 30cm entre as plantas. São aproveitadas as raízes menores para fazer novo plantio.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb