Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Anguilula: alimento para peixes e outros animais

autor: Redação Ruralnews
data: 18/07/2014

 
A anguilula (Anguilula silusiae) é um microverme fino, um nematóide ou verme cilíndrico, comprido e com as extremidades afiladas. Mede até 2,5mm de comprimento. É indicado como alimento, não só para pequenos peixes, mas também para outros animais.
Criação 
 
Para criar esse verme devemos colocar, em um recipiente de vidro, uma camada de pó de café já usado e, sobre ela, uma outra camada de pasta de aveia cozida na água, na proporção de 1 xícara de água para 12 de aveia em flocos ou em pó.

Colocamos
um certo número de anguilulas sobre essa camada de aveia, cobrimos com uma lâmina de vidro e, hermeticamente, fechamos o recipiente. De 2 em 2 dias, molhamos o vidro sobre a massa, para mantermos uma certa umidade. Cerca de 8 a 10 dias depois, começam a aparecer pequenas anguilulas sobre essa lâmina de vidro. Elas já podem ser coletadas e dadas aos peixes ou outros animais que apreciem alimentos vivos. Se elas não forem colhidas em dois dias, descem para o fundo do recipiente e morrem em 48 horas.

Além disso, devemos colocar sobre a massa, uma colher de sopa de leite, com intervalos de alguns dias entre uma e outra, para que a criação seja mantida em boas condições.

Podemos usar, também, uma caixa de plástico medindo 30 a 40x30x20cm, que tenha uma tampa para fechá-la, mas que fique bem vedada.

- A camada de aveia com ou sem a de pó de café deve medir mais ou menos 10cm de espessura.

Outro fator importante na criação desses vermes é a temperatura, que deve ser de 20 a 25°C, e melhor, acima de 26°C, pois isso concorre para que os vermes se reproduzam com maior rapidez. 

- Como eles são hermafroditas, não há necessidade de nos preocuparmos com os problemas dos sexos desses animais ou de reprodução sexuada.
Podem ser facilmente recolhidos com uma lâmina de barbear ou então com uma escovinha transparente e limpa, pois sobem pelas paredes ou lados do recipiente em que se encontram e de onde são retirados.
 
- Esses vermes podem permanecer vivos na água, por alguns dias, onde são caçados por peixes e outros animais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb