Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

O sapoti - fruta deliciosa e de bom potencial econômico

autor: Redação Ruralnews
data: 15/04/2016

O sapoti é o fruto do sapotizeiro (Achras sapota L.), que é uma árvore cujo altura pode chegar até mais de 15m, com uma copa de folhagem densa e muitos ramos. Além de produzir o seu fruto, a madeira desta árvore pode ser aproveitada na produção de móveis e outras peças de carpintaria. 

O fruto desta árvore, o sapoti, pode ser consumido ao natural ou utilizado na produção de geléias, compotas e, ainda, para sucos. Em sua composição encontramos as vitaminas B1, B2 e C, além de cálcio, ferro e fósforo. O valor calórico do sapoti é de 96 calorias em cada 100gr da fruta.

O cultivo desta árvore é bastante fácil, pois ela se adapta bem a quase todos os tipos de solos e climas, apesar de se desenvolver melhor em regiões de clima quente, com bastante umidade, como o clima encontrado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde as chuvas são abundantes, com mais de 1000mm por ano.

A época mais indicada para o plantio do sapotizeiro é no início da estação das chuvas, utilizando-se mudas bem desenvolvidas, em solo úmido e fértil. As mudas devem ser preparadas em sacos plásticos, que são retirados no momento do plantio no local definitivo. A adubação ou calagem do solo deve ser feita de acordo com os resultados obtidos nas análises de solo.

Um pomar de sapotizeiros deve ter um espaçamento de 8 metros entre as árvores. As mudas devem ser plantadas em covas de 40x40x40cm.

Os tratos culturais são bastante simples, consistindo em capinas regulares, para mantermos o solo limpo e livre de plantas invasoras. Recomenda-se podas de formação, para que as copas das árvores se desenvolvam bem. Depois disso, as podas ficam restritas aos ramos secos ou que apresentem má formação. Podemos, também, plantar leguminosas nos espaços entre as árvores.

Apesar de ser uma planta bastante resistente a pragas e doenças, o sapotizeiro pode sofrer ataques da mosca-das-frutas e as brocas dos ramos e do caule.

A primeira colheita do sapotizeiro acontece no quarto ano, após o plantio da muda. Um sapotizeiro em boas condições chega a produzir mais de 3000 frutos por ano, sendo mais comum uma produção de cerca de 2500.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb