Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Tenha o melhor trator para sua lavoura

autor: Redação RuralNews
data: 30/08/2017

Uma lavoura, para ter o máximo de eficiência e produtividade, deve contar com o melhor e mais adequado trator para executar os trabalhos. A mecanização é uma das maiores conquistas da agricultura moderna e deve ser utilizada, sempre, da melhor maneira possível.

Um bom trator deve ter uma performance adequada, tendo em vista o tempo que leva para executar suas tarefas e a qualidade do trabalho executado. O motor deve ser forte, com uma capacidade de arrasto condizente com as necessidades do agricultor. Deve ter uma boa potência e uma boa reserva de torque, para que possa haver retomadas de aceleração, sem que haja desgaste ou o perigo do motor morrer. A tração deve ser constante e, para isso, é necessário que o trator tenha uma boa transmissão o que, junto com um motor potente, diminui a necessidade de redução constante das marchas e faz com que a condução da máquina seja mais tranqüila.

A cabine deve ter uma boa visibilidade, ser climatizada (ar condicionado) ou, pelo menos, ter isolamento térmico. Estas são medidas que evitam o desgaste físico desnecessário e eventuais paradas. Outra característica desejável para a cabine de um bom trator é um isolamento acústico que, junto com a climatização, fazem da operação do trator uma tarefa bem menos extenuante.

O painel de controle deve ser completo e apresentar ao motorista todas as informações necessárias para que este execute o seu trabalho com segurança e alta produtividade. Os instrumentos devem ser completos mas de fácil visualização e leitura simples.

O trator deve ser capaz de fazer curvas bem fechadas. Quanto mais fechadas forem as curvas, melhor. Isso faz com que o raio de giro seja menor e que as manobras, principalmente no final das linhas da plantação, sejam feitas com maior eficiência e sem desperdício de tempo.

Uma das principais características que um bom trator deve possuir é ser eficiente em todos os tipos de operação, seja no plantio, gradagem, aplicação de insumos e na colheita. Além disso, o sistema hidráulico deve ser eficaz para levantar e abaixar os implementos com precisão e a velocidade necessária.

Por último, temos que avaliar a relação custo/benefício do trator analisado: não adianta ele ser "o melhor" e muito caro, se o agricultor não necessita de tantos recursos. Acaba sendo um desperdício de capital. Por outro lado, se o produtor rural comprar um trator com características inferiores do que as necessárias para a plena execução dos serviços, apenas para adquirir um com custo inferior, podemos dizer, com certeza, de que será um caso em que "o barato vai sair caro". Com um equipamento inferior ao necessário, muitos problemas surgirão depois como, por exemplo, manutenções extras, excesso de consumo de combustível e lubrificantes, entre outras possíveis ocorrências.
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb