Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Como tornar o seu sítio produtivo

autor: Redação Ruralnews
data: 09/06/2018

Possuir um sítio costuma ser uma grande alegria, motivo de orgulho e prazer para toda a família. Mas, mesmo com todo esse prazer, esta alegria costuma custar caro, não só no que diz respeito à aquisição do imóvel, mas também aos custos de manutenção.

O sítio pode ser aproveitado para o desenvolvimento de algumas atividades produtivas que, se realizadas com eficiência, podem reduzir os gastos com a propriedade ou mesmo torna-la lucrativa. Tudo depende dos objetivos do dono do sítio, que podem ser:

- Possuir uma propriedade no campo, voltada exclusivamente para o lazer da família e tentar reduzir os custos de manutenção do local;

- Utilizar sua propriedade para gerar uma renda adicional ou

- Transformar o sítio em uma empresa, com produção e gerando lucros, passando a ser a principal fonte de renda familiar.

Existem muitas atividades produtivas, tanto agrícolas quanto pecuárias, que podem ser desenvolvidas em sítios. Normalmente, como há a disponibilidade de espaço, é possível desenvolver mais de um tipo de atividade. Decidir qual ou quais devem ser levadas a diante é uma tarefa que deve ser cuidadosamente analisada, de acordo com alguns fatores básicos, como:

- Localização do sítio (se as vias de acesso são boas, se existem cooperativas agrícolas nas proximidades, quais são as atividades agropecuárias mais desenvolvidas na região, clima, etc.);

- Características da propriedade, como o tipo de solo, a topografia (se o terreno for plano, mais o menos acidentado, etc.), se existem fontes de água, como rios, riachos ou lagos, o tipo de vegetação encontrada, etc.;

- O montante financeiro disponível para o investimento e

- Um fator muito importante, que é o gosto ou vocação do proprietário, pois muitas pessoas preferem desenvolver atividades agrícolas e outras se identificam mais com a criação de animais.

Daremos a seguir, algumas opções de atividades que podem ser desenvolvidas em um sítio, de maneira lucrativa, com necessidade de investimentos que podem variar bastante e, da mesma forma, a possibilidade de ganhos.

Devemos ressaltar dois aspectos muito importantes : em geral, atividades que demandam maior investimento são aquelas que darão maior retorno financeiro e, o que é muito importante, antes de iniciar uma atividade, o proprietário do sítio deve aprender tudo sobre a atividade que desejar desenvolver, lendo bastante e obtendo informações de outros produtores.

Piscicultura : Se houver boa disponibilidade de fornecimento de água, a piscicultura pode ser desenvolvida para a produção e comercialização dos peixes ou, ainda, como um "pesque-e-pague", que disponibiliza a visitantes pescar nos lagos da propriedade e pagar pela visita e pelos peixes obtidos.

Apicultura : A criação de abelhas para a produção de mel é uma atividade que pode ser bastante lucrativa, pois o valor do mel e dos outros produtos das abelhas (própolis, geléia real, etc.) é bem interessante, desde que se tenha os canais para a comercialização. É uma atividade que cresce bastante no Brasil, tanto para a venda no mercado interno quanto para a exportação.

Criação de pequenos e médios animais : São muitos os animais que podem ser criados e proporcionar uma boa renda para o produtor, através da venda do animal, de sua carne e de outros produtos, como peles, por exemplo. Podemos citar, entre outros, coelhos (produzem uma ótima carne, além de pele e pêlos de qualidade), caprinos (fornecem ótima carne e um leite que é cada vez mais valorizado), ovinos (para a produção de carne ou lã), minhocas (para a produção do húmus), escargots (sua carne é muito valorizada), etc.

Produção de leite bovino : Apesar de serem animais de maior porte e necessitarem de áreas maiores, é possível termos no sítio algumas vacas para a produção de leite. Este leite pode ser utilizado para o consumo da própria família e funcionários e o excedente ainda pode ser vendido para uma cooperativa de produtores de leite da região, gerando um pequeno incremento na receita da propriedade. Em geral, esta é uma atividade paralela à principal atividade produtiva desenvolvida no sítio.

Cultivo de hortas e pomares : a produção de frutas e hortaliças é, sem dúvida, uma das atividades mais desenvolvidas em sítios e pequenas propriedades. O investimento á baixo, os resultados com a comercialização são razoáveis mas, geralmente, não é uma atividade que possa, sozinha, transformar o sítio em um empreendimento lucrativo. Deve ser desenvolvida como atividade paralela.

Cultivo de plantas com maior valor de mercado : Desde que se tenha os devidos canais de comercialização, a produção de plantas condimentares e aromáticas, como pimentas ou plantas medicinais, podem ser atividades de bom retorno financeiro. Podemos citar, ainda, a produção de cogumelos comestíveis, atividade que está em grande desenvolvimento no Brasil.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb