Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Saiba como ter o melhor cortador de grama

autor: Redação Ruralnews
data: 10/06/2018

Os cortadores de grama são máquinas muito úteis e essenciais para quem possui um gramado em casa, no seu sítio, chácara ou fazenda. Manter um gramado bem cuidado, além de esteticamente bonito é importante para que o terreno fique limpo e com menor incidência de plantas invasoras e mais fácil de visualizar animais perigosos, como cobras, ratos, etc.

No mercado atual, existem diversos fabricantes, que disponibilizam ao público uma enorme variedade de modelos, que se adaptam às mais diversas necessidades dos consumidores. Existem cortadores com motores elétricos e à combustão, com diversas potências e lâminas variadas. O difícil mesmo é saber qual o melhor modelo para cada aplicação além de, naturalmente, escolhermos uma máquina de boa qualidade, resistente e com os acessórios certos. Para a escolha correta, o principal aspecto a ser levado em consideração é o tamanho da área a ser trabalhada: em grandes áreas, devemos sempre empregar cortadores com motores a gasolina. Além disso, quanto maior a área, mais a potente e resistente deve ser a máquina.

Tanto no caso dos cortadores movidos a gasolina quanto nos que possuam motores elétricos, devemos ficar atentos ao consumo. Para isso, o melhor é compararmos modelos de diferentes marcas, mas com potência semelhante, para que possamos determinar quais são os mais econômicos. Entretanto, ter pouco consumo de eletricidade ou de gasolina não significa que a máquina é "a melhor", pois deve existir uma relação entre consumo e potência que seja adequada às necessidades de cada serviço.

A qualidade do cortador de grama deve ser cuidadosamente analisada, pois só devemos adquirir produtos de fabricantes com boa "reputação" no mercado pois, muitas vezes, ao comprarmos produtos somente levando em consideração o preço, podemos estar comprando na verdade um grande problema, uma máquina cujo motor não tenha durabilidade ou com lâminas de baixa qualidade. Precisamos verificar, ainda, a qualidade das chapas de aço utilizadas na fabricação do cortador de grama, que devem ser fortes e, de preferência, com um bom tratamento anti-ferrugem.

Um bom cortador de grama apresenta regulagens de altura e posições de corte, para se adaptar melhor às diferentes necessidades e características do terreno. Ainda, existem alguns modelos que possuem um sistema que evita danos que pedras ou pequenos tocos poderiam causar. Este sistema consiste em fazer com que o eixo gire em falso, quando a lâmina encontrar um obstáculo maior.

Devemos notar, também, a ergonometria do cortador de grama, isto é, se ele apresenta um manuseio que não canse muito o seu operador, principalmente se a área a ser trabalhada for muito extensa.

Outro aspecto importante que deve ser levado em consideração é o tipo de terreno no qual o cortador de grama irá operar, pois se houver áreas de maior ângulo de inclinação, alguns cortadores de grama movidos a gasolina não funcionam bem, pois o óleo fica acumulado em uma parta do motor, causando problemas no funcionamento do mesmo.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb