Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

O algodão

autor: Redação RuralNews
data: 28/09/2017

O algodão é uma das principais lavouras no Brasil e no mundo sendo, no Brasil, um dos produtos agrícolas que mais contribuem no PIB do País. No final da década de 90 e início do novo século, a área cultivada cresceu, em várias regiões do país, onde se produz algodão de qualidade superior ao que era tradicionalmente cultivado no Brasil.

Existem alguns tipos e variedades de algodão sendo que, entre elas, podemos citar o anual, o perene e o semi-perene. De uma maneira geral, o algodoeiro se desenvolve melhor em climas quentes, com temperaturas superiores a 20 ºC, mas não devendo passar dos 30ºC.

Para que haja uma boa germinação, o algodoeiro exige uma boa umidade, mas não suporta solos encharcados. Os solos mais indicados para o plantio são os porosos e profundos, facilitando a penetração da água e o desenvolvimento das raízes. Preferencialmente, o algodoeiro não deve ser plantado em solos muito arenosos, que retenham pouca água e fertilizantes, além de serem mais propensos à erosão. Para se obter uma boa produção, o pH do solo, recomendado, deve ficar entre 5,5 e 6,5.

Como já foi citado, o algodoeiro necessita de climas quentes e, além disso, o regime de chuvas mais indicado é de 1000 a 1500 mm/ano, isto no caso do cultivo do algodão herbáceo. Em regiões com quantidades inferiores de chuva, recomenda-se o plantio do algodão arbóreo, muito mais resistente às secas.

Preparo do solo

É preciso um bom preparo do solo, com a aração e gradagem. A análise do solo é necessária, para que sejam feitas as devidas correções, com adubação e calagem, quando necessário. Em alguns casos, deve-se arar duas vezes, chegando-se a uma profundidade entre 20 e 25cm. Uma boa gradagem e aração dependem da umidade do solo, que deve estar, preferencialmente, entre 40 e 50%.

Adubação e plantio

A lavoura do algodão deve ser adubada antes do plantio e após, por cobertura. As adubações orgânica e verde dão bons resultados para a plantação. A época de plantio pode variar bastante, de acordo com a região, o regime de chuvas, o tipo e a variedade. O algodão herbáceo deve ser plantado no início da época das chuvas. No plantio mecanizado, são utilizados cerca de 20kg/ha de sementes., não devendo ser plantado com espaçamento maior que 1,20m.

Colheita

A colheita deve ser programada, na época do plantio, para que não aconteça nas épocas do ano com menores temperaturas, quando as plantas estão mais sujeitas a pragas e doenças. Também não é aconselhável que a colheita seja realizada em épocas de chuvas, pois as fibras serão prejudicadas, produzindo, assim, um algodão de qualidade inferior. Dependendo da variedade e do tamanho da lavoura, o melhor e mais indicado é a colheita mecanizada.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb