Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Softwares para gerenciamento das atividades agropecuárias

autor: Redação Rural News
data: 17/11/2017

A informática, indiscutivelmente, é uma ferramenta vital para todas as atividades empresariais, incluindo os negócios do mundo rural. Para que computadores possam auxiliar os produtores rurais nas mais diversas tarefas, é necessário que se disponha de softwares específicos, isto é, programas desenvolvidos especialmente para atender às necessidades dos empresários do campo, tanto dos grandes agricultores e pecuaristas, quanto dos pequenos e médios proprietários rurais.

Cada atividade rural apresenta suas particularidades, na pecuária, por exemplo, dependendo do tipo de criação desenvolvida, o criador necessita de diferentes formas de controle, tanto na área administrativa quanto na produção. Ainda como exemplo, podemos citar a necessidade dos criadores em possuir fichas completas e registros de seus animais, com todos os dados genéticos, produção, número de crias, montas realizadas e históricos médicos. Já na agricultura, é importante que se controle as áreas cultivadas, os diversos tipos de cultura, os insumos utilizados, a armazenagem da produção, etc.

Por se tratar de atividades complexas, com características e necessidades que variam muito, é de extrema importância que os empresários rurais, tanto do setor agrícola, quanto do pecuário, disponham de eficientes softwares. Estes programas não só auxiliam no controle das operações, facilitando o trabalho mas, principalmente, proporcionam ótimos resultados que podem se refletir em um aumento de produção e de produtividade, ou seja, gerando maiores lucros para os agropecuaristas.

Podemos dividir os softwares voltados para a agropecuária em dois grupos distintos:

- softwares administrativos;

- softwares de controle de produção.

Os softwares administrativos, basicamente, são muito semelhantes ou iguais aos softwares utilizados por empresas de outros setores. Podemos citar como exemplo, softwares para controle de fluxo de caixa, compra e utilização de material, folha de pagamento, gerenciamento de cadastros, contas a pagar / receber, etc.

Os softwares de controle de produção são os mais específicos, desenvolvidos especialmente para cada atividade agrícola ou pecuária. Podemos citar, como exemplo, para a pecuária, softwares para cadastro de animais, registro genealógico, controle de coberturas, gestações, cios, controle de vacinações e registros médicos, alimentação, arraçoamento, etc. Estes registros informatizados são de vital importância para o rastreamento da produção, que é uma exigência cada vez maior do mercado internacional e fator decisivo para a realização de muitos negócios nesta área. Devemos destacar que estes softwares específicos, existem em versões dirigidas para bovinos, caprinos, eqüinos, etc.

Na agricultura, cujas necessidades são bastante diferentes da pecuária, os softwares de gerenciamento auxiliam no controle do armazenamento de grãos, na administração do uso de defensivos e fertilizantes no controle e planejamento das áreas a serem cultivadas, cálculo dos resultados das colheitas, perdas, custos de produção, etc.

Com toda esta tecnologia e estas "armas" disponíveis, podemos dizer que este tipo de controle informatizado não é mais uma questão de diferencial, mas tornou-se uma necessidade para todos os produtores rurais que desejam ser competitivos e ter as condições necessárias para obter bons resultados com a sua produção.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb