Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Utilizações do babaçu

autor: Redação RuralNews
data: 08/04/2016

O babaçu é uma planta muito famosa pelo seu alto grau de aproveitamento. Todas as suas partes apresentam algum tipo de utilidade. Apesar de ser tão versátil e aproveitável, a maioria de suas partes não é aproveitada comercialmente, mas sim de uma forma doméstica, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

Quanto ao seu aproveitamento industrial, a parte mais utilizada é a amêndoa do babaçu, que representa cerca de 6% do peso do coco desta árvore. Para retirar-se a amêndoa de dentro do coco de babaçu, existem máquinas utilizadas em algumas indústrias mas, ainda, a forma mais comum em todo o Brasil é o método manual, feito, em geral, por mulheres e crianças de milhares de famílias carentes.

O babaçu apresenta um enorme potencial energético, pois a camada externa e a casca podem ser aproveitados como fontes alternativas de combustível. Em alguns estados do Nordeste, principalmente no Maranhão, o carvão feito a partir do babaçu é amplamente utilizado como fonte energética em propriedades rurais. Outras fontes de energia que podem ser produzidas a partir do babaçu são o metanol, etanol e, ainda, carvão de qualidade semelhante aos de origem mineral.

As possibilidades são muitas e a criatividade dos pesquisadores acaba sempre descobrindo novas formas de utilização para cada uma das partes do babaçu. Para se ter uma idéia de algumas outras utilizações do babaçu, por exemplo, a sua parte fibrosa pode ser utilizada como adubo, suas amêndoas fornecem um óleo, muito utilizado na indústria alimentícia, não só no Brasil, mas no exterior, tornando o óleo da amêndoa do babaçu um produto de exportação. Outra maneira de se produzir adubo do babaçu é se utilizando do caule, quando este acaba ficando "podre". A produção de gás combustível é outra aplicação muito comum para o babaçu, mais especificamente, produzido a partir do endocarpo, que corresponde a quase 60% do peso do coco, e que também é fonte de carvão e de metileno.

Como utilizações mais domésticas e, normalmente, restritas às áreas produtoras temos a produção do chamado "vinho de babaçu", que é uma bebida feita com a seiva fermentada. Além disso, produz-se um leite de coco, feito com as amêndoas torradas.

O babaçu é uma planta tipicamente das regiões Norte e Nordeste, como já foi mencionado, e é uma grande referência na economia dessas regiões. Existem centenas de milhares de pessoas envolvidas de maneira direta ou indireta na produção do babaçu, o que faz com que essa planta tenha um produto de valor inestimável e incomensurável: a importância social e o valor da sobrevivência de um povo.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb