Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Plantas nectaríferas e poliníferas

autor: Redação RuralNews
data: 19/08/2014

Não basta termos excelentes abelhas, ótimas instalações e grande força de vontade, se as abelhas não dispuserem de boa alimentação, ou seja, néctar e pólen à vontade. Alimentos para as abelhas significa uma grande quantidade e variedade de plantas, também chamadas de melíferas ou apícolas.

Essas plantas devem estar à disposição das abelhas durante todo o ano, para evitarmos períodos prolongados de escassez. No Brasil isso é possível, porque temos milhares de plantas apícolas durante todo o ano. Portanto, reveste-se da maior importância a flora da região em que vamos instalar o apiário, qualquer que seja o seu tamanho.

Em regiões pobres de flores, as abelhas mal conseguem pólen e néctar para a sua alimentação, o que nos impede de colher mel, por menos que seja a quantidade, pois correremos o risco de liquidarmos a colmeia, pela fome.

O mel é fabricado com o néctar, uma secreção açucarada produzida pelos nectários florais e extra florais e que possui diversos açúcares. As abelhas têm preferência por certas plantas, procurando-as mais do que a outras, devido ao seu sabor e aroma, à facilidade de acesso à fonte de néctar, à escassez de alimentos, etc.

Os fatores que influem na produção de néctar são os mesmos que concorrem para o melhor estado vegetativo das plantas. As apícolas podem ser nativas do Brasil (que é riquíssimo sob este aspecto) ou cultivadas.

Em outros países, as nativas não se revestem de tanta importância, porque 80% da sua produção se baseia em néctar e pólen obtidos nas plantações, ao contrário do que acontece em nosso país, pois nossa produção de mel é quase toda baseada em nossos recursos naturais.

Com a contínua profissionalização da apicultura no brasil, inclusive pelo fato do mercado exterior ter se aberto para os nossos produtos nos últimos anos, muitos apicultores, entretanto, já baseiam as suas produções de mel em plantas cultivadas, para que o mel obtenha o sabor característico de uma determinada planta. Desta forma, o apicultor poderá obter preços mais elevados para a sua produção e ainda exportá-la com maior facilidade, em alguns casos.

Podemos citar, entre plantas melíferas nativas e cultivadas, as seguintes:

- abacateiro;

- alecrim;

- cafeeiro;

- eucalipto;

- girassol;

- jabuticabeira;

- laranjeira;

- pêssego.
 
 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb