Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Geleia real: ótima para a saúde

autor: Redação RuralNews
data: 19/09/2017

Embora as propriedades da geleia real sejam conhecidas há séculos, este produto só ficou famoso quando um médico francês, em 1953 e 1954, salvou a vida do Papa Pio XII e o manteve com um certo vigor durante anos, com o uso da geleia real. Para uso humano, são a ela atribuídas propriedades medicinais, afrodisíacas, rejuvenescedoras, fortificantes, ótima para o crescimento e desenvolvimento de crianças, aumento da longevidade, estimulante de apetite, além de fortalecer as defesas imunológicas. Para uso externo, apresenta ótimas características para tratamentos de pele.

A geleia real é uma pasta mole, esbranquiçada, com a consistência de leite condensado, ácida e de cheiro sui-generis (típico), produzida pelas glândulas hipofaríngeas, situadas na cabeça das abelhas operárias-nutrizes de 4 a 14 dias de idade, com mel, pólen e água por elas ingeridos.

Em contato com o ar, a geleia real vai oxidando aos poucos, ficando cor de âmbar e consistência de borracha. É um alimento extraordinário, rico principalmente em açúcares, proteínas e vitaminas.

A geleia real na colmeia

É o alimento natural para as operárias e zangões até o terceiro dia de idade e para as rainhas, durante toda a sua vida. Quando a larva nasce, uma nutriz imediatamente regurgita a geleia real dentro de sua cela, sobre a qual a recém-nascida fica flutuando e com a qual se alimenta durante 3 dias. Depois desse período, passa a receber uma papa que não é tão nutritiva quanto a geleia real.

Já nas realeiras, as larvas escolhidas para rainhas recebem uma quantidade muitas vezes maior do que as operárias e zangões. É por isso que crescem e vivem muito mais : 4 a 5 anos , para 5 ou 6 semanas de vida das operárias. Além disso, as rainhas continuam a ser alimentadas com ela, durante toda a sua vida, o que lhes dá incrível resistência. Isto permite que cheguem a botar 2.000 a 3.000 ovos em um só dia, nas épocas que antecedem as floradas e durante as mesmas. Esta grande quantidade de ovos representa um peso 2 a 2,5 vezes maior do que o da própria rainha. Para termos uma ideia melhor do que isso significa, seria o mesmo que uma galinha de 2kg botar 4 a 5kg de ovos em um só dia.

Conservação da geleia real

O método mais simples e prático para conservá-la é a refrigeração, mesmo em refrigeradores domésticos. Deve ser colocada em um frasco de vidro ou plástico escuro e bem tampado. É, em geral, comercializada misturada com mel, pois este é um bom meio conservador. Outro método é o da liofilização, o melhor, mas exige técnica mais sofisticada e aparelhagem específica.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb