Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Plantas medicinais - formas de preparo para o consumo

autor: Redação Ruralnews
data: 17/03/2015

As plantas medicinais são cada vez mais empregadas nos mais diversos tipos de tratamentos, nos mais diferentes tipos de enfermidades ou problemas de saúde. Podem servir como um completo remédio, proporcionando resultados definitivos e resolvendo pequenos ou grandes problemas. Podem, ainda, servir como tratamento auxiliar ou complementar, quando estiverem sendo usados medicamentos convencionais. De qualquer maneira, existem milhares de plantas medicinais, cuja eficiência é confirmada pela ciência e que podem ser utilizadas sem risco para as pessoas.

Cada planta pode apresentar diversas formas de preparo para o seu consumo ou utilização, dependendo do problema a ser tratado, da morfologia da planta, da enfermidade ou mesmo de outros fatores que possam influenciar na escolha do preparo. A maioria das plantas são preparadas de 4 maneiras diferentes, de acordo com a parte da planta a ser utilizada e das características específicas de cada espécie.

 
- Chás: Quando utilizamos folhas e flores, na maioria das vezes, preparamos chás ou infusões. Primeiro, colocamos água para ferver e em seguida a despejamos sobre as flores ou folhas, que devem estar em uma vasilha que tenha tampa. Depois, basta tampa-la e deixar em repouso por 10 ou 15 minutos. Após este tempo, deve ser coado e servido o quanto antes, para que as propriedades medicinais, vitaminas e elementos nutritivos não sejam comprometidos.

 
- Sucos: Em alguns casos, principalmente de frutas, podem ser consumidas em forma de suco. O suco é preparado com o uso do liquidificador. Basta colocar a fruta (limpa, com ou sem sementes, dependendo da espécie) no liquidificador e bater com água. Depois de pronto, deve ser coado antes de servir.

 
- Cozimento: Normalmente, são cozidas raízes e cascas, para emplastos ou para beber. O cozimento é feito em fogo brando, sendo as cascas ou raízes colocadas em água fria e levadas ao fogo. Deixar ferver por até 10 minutos, dependendo da planta.

 
- Macerado: Esta é uma forma de preparo utilizada somente para folhas frescas, que devem ser deixadas em uma vasilha com água fria, em repouso, por 12 a 24 horas. As folhas, antes de serem colocadas na vasilha, devem ser lavadas e amassadas, o que enriquece as propriedades do suco obtido. Ao final do período de repouso, devemos coar antes de utiliza-lo. Pode ser bebido ou utilizado em emplastos.

Independentemente da forma de preparo, cada planta ou erva medicinal deve ser consumida de acordo com indicações específicas. No caso dos chás ou infusões, podem ser tomados várias vezes por dia, durante períodos variáveis, de acordo com a sua aplicação, gravidade do caso ou indicação médica. Os emplastos também são utilizados de acordo com as necessidades de cada caso. O importante é verificar as indicações de preparo e utilização específica de cada planta.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb