Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Como deixar a cidade e começar uma vida no campo

autor: Redação Ruralnews
data: 15/11/2017

Muitas pessoas que vivem nas cidades tem um sonho em comum: ter condições de deixar para trás a correria, a poluição, o stress, o barulho e as dores de cabeça da vida nas cidades grandes. Para isso, a solução mais "desejada" é mudar-se para uma casa de campo, uma chácara, um sítio ou uma fazenda.

Imaginar que a vida no campo, em uma propriedade rural, é sinônimo de melhora de qualidade de vida não é um engano, pois realmente as pessoas passam a desfrutar de uma melhora tanto física como psicológica em comparação às suas condições, antes da "mudança de ares". O único problema deste sonho é: como se manter financeiramente no campo, sem um trabalho?

Existem muitas alternativas para obtermos suporte financeiro no campo, sem um trabalho na cidade. Antes de enumerarmos as possibilidades, devemos ressaltar que muitas pessoas apresentam uma situação mais favorável do ponto de vista econômico: os aposentados, que já possuem uma renda fixa mensal e que podem, com maior facilidade, deixar a vida da cidade e se estabelecer no campo.

Quanto às oportunidades de negócio no campo, como já mencionamos, são muitas, abrangendo atividades na agricultura, pecuária, industria caseira e mesmo prestação de serviços na região. Podemos ressaltar muitas atividades, como o cultivo de hortas, pomares, plantas medicinais e condimentares, flores, plantas ornamentais, etc. Na pecuária, a criação de bovinos, caprinos, ovinos, coelhos, minhocas, escargots, rãs, galinhas, patos, faisões, abelhas, entre muitas outras criações comerciais.

As atividades produtivas são uma maneira de se manter no campo, mas são, também, uma forma de se manter ativo e de ter uma boa qualidade de vida. Isto é verdade, pois a atividade física característica das atividades rurais aliada a todos os outros componentes da vida no campo, como alimentação, ar puro, etc., compõem uma forma de vida saudável, com qualidade.

É um sonho para muitos e pode se tornar realidade. Imagine a vida em uma casa tranqüila, com uma área de lazer adequada, que pode ser composta de uma piscina, quadra, churrasqueira, etc. Uma mesa farta, com produtos colhidos e produzidos na propriedade, como leite, pão, queijos, carne, frutas e hortaliças. Imagine, ainda que tudo isso pode ser proporcionado através de um trabalho prazeroso, livre do stress da cidade grande e com enorme potencial para crescimento e bons lucros.

Por onde começar? Bom, esta pergunta é, sem dúvida, o primeiro passo para transformar um sonho em realidade. Neste caso, podemos enumerar os principais tópicos do caminho a trilhar:

- Definir o montante disponível para investimento;

- Aprender o máximo possível sobre o campo e as atividades rurais (livros, vídeos, revistas, Internet, programas de TV, etc.);

- Escolher a região e a propriedade rural mais adequada à atividade à qual se proponha a desenvolver;

- Pedir o auxílio de pessoas experiente, pois a experiência mais "barata" é sempre a dos outros (mesmo que não sejam boas experiências!);

- Construir ou reformar a casa principal da propriedade;

- Preparar toda a infra-estrutura para moradia e para o início das atividades produtivas, incluindo até a contratação de pessoal e, por fim;

- Mudar-se e começar uma nova vida!

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb