Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

O plástico na agricultura

autor: Redação Rural News
data: 18/06/2019

Existem diversas maneiras de se utilizar o plástico na agricultura. Seu uso se deve às necessidades que surgiram durante as práticas agrícolas. Uma das mais conhecidas formas é a estufa, também conhecida como casa de vegetação ou casa verde. Ela nada mais é do que um galpão cujas paredes e telhados são feitos de plástico. Sua finalidade é desenvolver cultivos em um ambiente controlado.

Semelhantes à estufa, há o túnel baixo de cultivo forçado e o túnel alto de cultivo forçado. O primeiro é destinado a abrigar plantas de porte baixo, como alface e morango ou para proteger as de porte alto durante as primeiras fases vegetativas. Já o segundo é voltado às plantas de porte alto.

Na cobertura morta de solo, o plástico serve como proteção dupla: da terra  e do sistema radicular das plantas. Por mais que haja vários tipos de plásticos para esta aplicação, a dica é que se use o filme preto.

Em regiões onde a água é escassa, o plástico pode servir para revestir reservatórios ou canais de irrigação, onde o agricultor possa armazenar água nos períodos de seca.

O material em questão é também uma boa opção para se revestir forragens verdes, sendo uma das formas mais econômicas e eficientes neste quesito.

O plástico é um bom aliado na proteção das plantas sensíveis à luz. Além disto, também protege pomares do granizo.

Na irrigação, o plástico tornou-se um material popular, já que quase todos os componentes deste sistema são fabricados com ele. É importante ressaltar que o plástico tornou a irrigação mais eficiente e de menor custo. Mas ele também pode ser encontrado em quebra-ventos, armazenamento de grãos, secagem de grãos, biodigestão de massas, sacos para produção de mudas, proteção conta roedores, solarização, proteção de frutos, entre outros.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb