Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Manejo de patos adultos e filhotes

autor: Redação RuralNews
data: 06/11/2015

Os patinhos da variedade branca, nascem completamente amarelos, enquanto que os pretos ou malhados, nascem pretos ou com desenhos amarelos na cabeça, no dorso ou na parte inferior do corpo. Os da variedade vermelha são cor de chocolate. 

São muito resistentes, comem de tudo e já podem ir para a água aos dois dias de idade. As penugens de sua cauda são muito compridas e, por este motivo, quando criados soltos, é aconselhável apará-las, para que não se encharque de água ou se sujem de lama, prejudicando as avezinhas.

Devem ser mantidos sempre em lugares secos pois, embora sejam aves aquáticas, o seu maior inimigo é a umidade. Os patinhos tirados de incubadoras mecânicas podem ser criados até sem calor artificial, desde que o tempo não esteja muito frio.

Outro grande perigo para os patinhos são as chuvas muito fortes, que encharcam a penugem de suas costas. Para evitar isso, eles procuram ficar o mais empinados possível e muitas vezes, perdendo o equilíbrio, caem de costas e ficam grudados na lama, até morrerem.

O seu crescimento é muito rápido e com 2 meses de idade, já estão em ponto de serem vendidos ou abatidos para o consumo.

 
Os adultos

Engordam muito e com grande facilidade, chegando a ficar com o ventre (barriga) quase arrastando no chão. Ficam, então, muito preguiçosos, andam pouco e passam o tempo todo deitados.

Como o ovo de pata não apresenta um bom valor comercial, o objetivo do criador deve ser obter o maior número possível de ovos férteis para a incubação. O melhor para isso é separar os reprodutores em cercados com água e alimentos e um abrigo para as patas se aninharem.

Para os ninhos, podem ser colocados caixotes de 45cm de comprimento por 30cm de largura. São usadas também pequenas cobertas para cada ninho, colocado ao ar livre. Em uma área de dez metros quadrados, podem ser colocados um pato macho e seis patas.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb