Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Criação de gansos

autor: Redação RuralNews
data: 17/04/2015

Os gansos são, das aves de fazenda, a que menos instalações e despesas exigem, bastando-lhes uma cobertura para se abrigarem em dias de chuvas e de ventos muito fortes, além de água para nadar e beber.

São criados principalmente para a produção de carne, fígado, penas e penugem, além de servirem como excelentes vigias, chegando a atacar estranhos.

São herbívoros, pastando como os bois e bastando dar-lhes um pouco de milho ou, ainda, ração especial. Produzem uma boa carne. Engordam com facilidade, desde que sejam presos em cercados limpos e secos, onde façam pouco exercício, ficando gordos e prontos para o abate.

Suas penas têm grande aceitação, alcançando bons preços, desde que tiradas a seco e com cuidado. Devem ser arrancadas do animal morto, antes que ele esfrie. Para obtermos as penas com o animal vivo, fazemos a desplumagem, isto é, o arrancamento das penas, o que não é doloroso como pode parecer, desde que seja feita de maneira correta, na época da muda, quando as penas saem com facilidade, pois iriam cair sozinhas.

Criação
 
Os gansinhos destinados ao corte não devem ter água para nadar porque, com os exercícios, engordam menos. Os reprodutores, porém, devem nadar para evitar que engordem muito, o que prejudica a sua fertilidade.

Vivem até dez anos de idade, quase como selvagens, como bois, pastando pelos campos, pois são herbívoros e sua alimentação principal são os vegetais como capins, verduras, ervas, etc.

Reprodutores
 
Só devem ser empregadas na reprodução aves de raças puras, com 1 ano de idade e na proporção de 1 macho para 4 fêmeas. As gansas, em geral, põem 1 ovo a cada 2 dias, conforme a sua raça.

Elas mesmas escolhem os lugares para fazer o ninho. Não devemos tirar todos os ovos do ninho, pois a gansa pode abandoná-lo. É preciso deixar, sempre, 1 ovo verdadeiro ou um de gesso ou de louça, chamado "indês". Os ovos devem ser guardados em lugar fresco.

A incubação pode ser feita pelas próprias gansas, quando ficam chocas, pois são boas chocadeiras e criadeiras, atacando até cães, para defender seus filhotes. O período de incubação é de 28 a 31 dias, conforme a raça.

Quando as gansas ficam chocas, devem ser deixadas no mesmo lugar, bastando que coloquemos, sobre o ninho, uma cobertura para protegê-lo das chuvas, dos ventos, do sol forte e de certos animais. Cada gansa deve ficar separada, em seu ninho, podendo "cobrir" até 15 ovos para chocar. Podemos usar chocadeiras, mas somente para grandes quantidades de ovos.

Os gansinhos
 
Depois de nascidos, devem ficar 24 horas sem comer. São muito sensíveis à umidade, às chuvas, aos ventos, ao frio e ao sol forte. Com 20 dias de idade, no entanto, já podem ser soltos, bastando dar-lhes um punhado de ração. Não lhes devem faltar água para beber e nadar nem sombra para protegê-los do sol forte e do calor. Os destinados ao corte, não devem ter água para nadar.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb