Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Coelhos - Marcação e Registro

autor: Redação RuralNews
data: 11/12/2014

Em uma criação bem organizada, todos os coelhos devem ser marcados, para que seja possível um controle rigoroso sobre toda a criação e uma identificação segura de cada animal.

A marcação deve ser feita, de preferência, no próprio animal ou então, em pequenas criações, nas gaiolas em que eles se encontram. Neste caso, o número da gaiola será o número do coelho.

O melhor método de marcação para coelhos é o da tatuagem na orelha, sendo utilizado, para isto, um alicate especial, no qual são colocados números, letras ou qualquer outro sinal, de acordo com o desejo do criador.

A marcação serve para identificar os coelhos, individualmente, mas não fornece todas as informações sobre a vida do animal. Para isso, é necessário que o criador tenha um livro geral de registro e que possua, também, uma ficha individual de cada coelho, para que possa controlar a época de iniciar a reprodução, verificar quais são os seus pais, etc.

Esses registros podem ser feitos em arquivos físicos ou através de arquivos em microcomputadores. Para isso, pode-se utilizar qualquer planilha eletrônica ou comprar um software específico para esse fim. No caso de se manter registros físicos, as fichas devem ser de papel grosso ou papelão e penduradas nas coelheiras, para facilitar sua consulta. As fichas para machos, devem conter seu número, raça, seus pais ou ascendentes, dia do nascimento e a data de todas as coberturas que realize e qualquer outra informação julgada necessária.

Para as fêmeas, os dados a serem anotados são: número, raça, seus pais, data de nascimento, data das coberturas, machos empregados nos acasalamentos, dia dos nascimentos de crias e dias de desmames, e ainda, o número e o sexo das crias desmamadas.

Pelas fichas e registro geral, pode ser controlada a vida de todos os coelhos, podendo, assim, ser escolhidos os melhores para a reprodução. Além disso, esse controle permite ao criador melhor orientar a sua criação. Uma criação bem organizada não pode deixar de ter o registro de todos os seus coelhos.
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb