Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Como agem os herbicidas

autor: Redação RuralNews
data: 17/04/2019

Os herbicidas são amplamente utilizados no controle e combate às plantas daninhas. São uma opção bastante eficiente no controle da propagação das invasoras, principalmente em grandes plantações, nas quais outros métodos seriam inviáveis, devido à grande extensão das lavouras.

Existem várias marcas e tipos de herbicidas, que agem sobre as plantas daninhas de formas diferentes, mas igualmente eficientes. Cada tipo de herbicida é desenvolvido de acordo com necessidades específicas de atuação e, por isso, atuam de maneira a combater as invasoras com eficiência.

Existem vários grupos de herbicidas, no que diz respeito à sua aplicabilidade e mecanismos de ação, ou seja, cada grupo de herbicida atua de maneira diferente pois são criados para atuar e combater plantas daninhas diferentes. Podemos citar os principais grupos de herbicidas, de acordo com seu agente ativo ou mecanismo de ação:

- inibidores da síntese do tetrapirrole;

- inibidores de fotossíntese;

- inibidores de divisão celular;

- mimetizadores da auxina;

- inibidores da síntese de lipídeos;

- inibidores da síntese de carotenóides;

- inibidores da síntese de aminoácidos.

Como vimos acima, cada grupo atua sobre as plantas daninhas de maneira diferente, agindo através, principalmente, da inibição de processos vitais desses vegetais, o que leva ao controle eficiente das mesmas. Inibindo o processo de fotossíntese, por exemplo, um herbicida pode facilmente eliminar as plantas daninhas e em um curto espaço de tempo. Os grupos acima descritos possuem em comum uma estrutura química básica e causam efeitos semelhantes, nas plantas que devem ser por eles atacadas.

Um profissional técnico da área deverá sempre ser consultado para que o tipo mais indicado de herbicida seja utilizado, visando obter os resultados mais eficientes no combate das invasoras e evitando que a lavoura seja prejudicada ou "contaminada". Cada grupo de herbicidas atua, não só através do mesmo princípio químico sobre o metabolismo das plantas daninhas mas, também, são indicados para o mesmo grupo de vegetais, que podem ser eliminados através de um determinado processo químico.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb