Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Os frangos e sua alimentação

autor: Redação RuralNews
data: 18/07/2017

Em uma criação de frangos, a alimentação tem um papel especialmente importante, pois, independente do tamanho do empreendimento, os custos representam cerca de 60 a 70% do total gasto pelo criador.

Tendo essa importância na composição do custo e do preço final dos frangos e dos ovos, a alimentação deve ser cuidadosamente estudada para que se encontre soluções que garantam a qualidade das aves e, ao mesmo tempo, sejam economicamente viáveis.

Com a criação de frangos em confinamento, a tecnologia empregada na alimentação destas aves foi muito aprimorada e se encontra em um nível muito especializado. As principais metas de uma alimentação adequada para uma criação de frangos são:

-  fazer com que as aves cresçam o mais rápido possível;

-  aumentar a produção de ovos e de carne;

- manter os custos em um nível que os produtos tenham preços competitivos.

Para se encontrar "fórmulas" que atendessem essas necessidades, foram necessários muitas décadas de pesquisa, que continuam sempre, buscando o aprimoramento das rações de engorda, por exemplo.

Para se ter uma idéia, nos últimos 50 anos, a quantidade média necessária para se fazer a engorda de frangos caiu pela metade e com vantagens nutritivas para a produção de carne e ovos. São utilizados o milho e o sorgo, para fornecimento de energia e proteínas vegetais, como o farelo de soja. Com tais elementos, a engorda é bem rápida e apresenta custos adequados.

Apesar de toda a tecnologia empregada na alimentação, o criador não deve se esquecer de algumas premissas básicas, aplicáveis em qualquer ramo de negócios:

- os custos relativos diminuem em escala, ou seja, quanto maior a criação, menor será o custo para engordar e manter cada ave;

- em caso de aumento no preço de custo das matérias-primas (alimentos), devem ser procuradas alternativas que atendam as necessidades e que mantenham o empreendimento rentável.

De uma maneira geral, os alimentos dados aos frangos devem fornecer-lhes vitaminas, carboidratos, minerais, gordura e minerais. Esses elementos devem estar de forma balanceada na alimentação das aves, o que leva a maioria dos criadores a adquirirem e fornecerem às aves, rações concentradas e misturar ao milho, para que os custos sejam compatíveis com o orçamento da criação e para que as características da alimentação sejam as melhores possíveis.

As rações podem ser encontradas em casas especializadas, existentes em todo o Brasil, e são feitas especificamente para cada fase da vida dos frangos além de serem específicas para corte ou postura. 
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb