Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Classificação e valor nutritivo do mel

autor: Redação RuralNews
data: 16/01/2020

A classificação do mel pode ser feita pela sua origem ou qualidade como, por exemplo, o mel de eucalipto, mel de assa-peixe, etc. Também podemos classificá-lo de acordo com o seu estado ou densidade: virgem pasteurizado, virgem ou cristalizado, etc. Além dessas formas de classificação há, ainda, a apresentação do mel, que pode ser comercializado em vidros, potes de barro, sacos plásticos, etc.

Poderiam ser vendidos méis específicos de laranjeira, assa-peixe, etc., mas em geral os méis são misturados, predominando o sabor e o aroma do néctar utilizado em maiores quantidades. Por isso, determinadas regiões tem seus méis típicos em sabor, resultado do conjunto de méis obtidos das plantas nela predominantes, como o de aroeira, no Paraná, o gaúcho, no Rio Grande do Sul ou o serrano em Santa Catarina.

Valor nutritivo do mel

Não há dúvidas quanto aos valores energético e nutritivo do mel e nada melhor do que comparações para melhor o compreendermos. Temos assim, que 1kg de mel eqüivale, aproximadamente, a:

- 5,6kg de leite;
- 5,4kg de maçãs;
- 4,5kg de ervilhas;
- 4,2kg de uvas;
- 2,6kg de peixe;
- 1,68kg de carne bovina;
- 1,4kg de carne suína;
- 1,2kg de pão;
- 0,78kg de queijo;
- 50 ovos.

Os países mais desenvolvidos do mundo são os que mais consomem mel. Outra vantagem do mel é que a sacarose (açúcar de cana), para ser assimilada pelo organismo, precisa sofrer uma transformação no organismo.

No mel, entretanto, a sacarose sofre um processo químico no estômago das abelhas, transformando-se em levulose e glicose, diretamente assimiláveis pelo organismo humano, ficando somente 2% dela no mel e, às vezes, até menos.
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb